segunda-feira, 24 de junho de 2013

Super 9º - I GUERRA e REVOLUÇÃO RUSSA

Caros Alunos,
seguem algumas questões de multipla escolha para resolução e treino para o grupo.

1. O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque:
(a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
(b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
(c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista
(d) a difusão do socialismo, principalmente nos Bálcãs, acirrou os movimentos emancipacionistas na área, então sob domínio do Império Turco.
(e) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.

2. Associe a coluna 1, que apresenta nomes de países diretamente afetados pela Primeira Guerra Mundial, com a coluna 2, que apresenta afirmações relativas ao contexto do confronto.

Coluna 1
1 – Inglaterra
2 – França
3 – Iugoslávia
4 – Rússia
5 – Itália

Coluna 2
(  ) Seu expansionismo sobre a região dos Balcãs afetava diretamente os planos da Alemanha em direção a Bagdá.
(   ) Adotou uma política revanchista, principalmente devido à perda de territórios - Alsácia e Lorena - para seu vizinho.
(    ) Sentiu sua hegemonia ameaçada pela corrida navalista e pelo forte avanço industrial dA Alemanha.

A alternativa que apresenta a seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(a) 5 - 2 - 1
(b) 4 - 2 - 1
(c) 4 - 3 - 2
(d) 5 - 3 - 2
(e) 4 - 3 - 1

3. A Primeira Guerra Mundial singularizou-se por uma certa conjugação de fatores até então inéditos nos conflitos entre povos.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, relativas a esse tema.
(  ) A esperança de suprimir as causas dos litígios levou à fundação da Sociedade das Nações, onde as relações internacionais seriam regulamentadas visando à paz.
(  ) A conferência de paz iniciada em Paris, em janeiro de 1919, realizou-se com a presença dos derrotados e elaborou um documento final, chamado Tratado de Versalhes, que previa a destinação de recursos para a reconstrução dos países vencidos.
(   ) A Alemanha, país fortemente envolvido no conflito, considerava-se prejudicada na partilha colonial da Ásia e da África.
(    ) Com a derrota alemã em 1918, surge na Alemanha a República de Weimar.
(   ) Em 1917, quando a Rússia estava por se retirar da guerra, os EUA entraram com novas forças.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(a) F - V - F - F - V.
(b) V - F - V - F - F.
(c) F - V - V - V - F.
(d) V - F - V - V - V.
(e) F - V - F - V - F.


4. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, relativas ao conjunto de tensões e crises que estavam no bojo da eclosão da Primeira Guerra Mundial.
(    ) Vivas rivalidades opunham, a partir do começo do século XX, as potências européias. Desde o fim do século XIX, a economia mundial entrara em uma fase de expansão que acelerou a corrida a zonas de influência e aumentou as tensões internacionais.
(  ) Alguns espaços geopolíticos não constituíam alvos de interesse e, portanto, não sofreram os efeitos da acirrada competição que se instalara, a exemplo dos Bálcãs, que, com o enfraquecimento do Império Otomano, reconstruíram sua liberdade à margem das disputas européias.
(  ) O imperador alemão Guilherme II lançara seu país em uma política mundialista {Weltpolitik) visando assegurar à Alemanha posições estratégicas, matérias-primas, mercados de consumo e áreas de investimento para seus capitais.
(  ) O crescimento da frota de guerra e o acelerado desenvolvimento econômico da Alemanha inquietavam os britânicos, que sofriam a concorrência, nos mercados internacionais, dos modernos produtos alemães.
(   ) A França, ao contrário da Inglaterra, ao não se sentir ameaçada pelo avanço da Alemanha, apoiou desde o início o país germânico, constituindo o eixo franco-alemão e dividindo mercados na Ásia e na África.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(a) F - F - V - V - V.
(b) V - V - F - F - F.
(c) F - V - F - V - V.
(d) V - F - V - V - F.
(e) F - V - V - F - V.

5. Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917.
I. A Revolução teve origem no fracasso das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de Dantzig e do desejado Corredor Polonês.
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV. Trotsky e Stalin divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o "socialismo em um só país", ao passo que o segundo propôs a "revolução permanente".
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa.
(a) I, II e III
(b) I, III e IV.
(c) I, III e V.
(d) II, III e V.
(e) III, IV e V.

6. A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa.

A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:

I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.

II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.

III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.

Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
(a) Apenas a I e a II são corretas.
(b) Apenas a I e a III são corretas.
(c) Apenas a II e a III são corretas.
(d) Apenas a II é correta.
(e) Apenas a III é correta.



A
B
C
D
E
1
 X
2
X
3
X
4
X
5
X
6
X

Nenhum comentário:

Postar um comentário