Questões para Estudo
1. Relacione o texto abaixo com o neocolonialismo.
As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores (...)
2. O Imperador Guilherme II da Alemanha assim se referiu, em 1901, aos sublevados chineses massacrados por um exército organizado por várias potências:
"Tal como os Hunos, há mil anos sob comando de Átila, ganharam uma reputação que ainda hoje vive na história, assim também possa o nome Alemanha tornar-se de tal modo conhecido na China que nenhum chinês jamais ouse novamente olhar com desdém um alemão."
(Kaiser Guilherme II, imperador da Alemanha de 1888 a 1918.)
A partir do texto:
a) Indique o nome da rebelião que se contrapôs à intromissão estrangeira na China em 1900.
b) Discorra sobre o processo histórico que resultou no estabelecimento de "zonas de influência" na China, ao final do século XIX.
3. Em 1868, o Imperador japonês, Matsu-Hito, iniciou uma série de reformas que caracterizaram seu governo.
"Vimos de assumir a sucessão ao Trono Imperial, no momento em que o Império é submetido a uma reforma total. Reservamo-nos o direito de decidir, de modo supremo e exclusivo, os assuntos civis e militares. A dignidade e felicidade da nação reclamam a interferência de Nossa elevada função.(...)
Devido às intrigas imoderadas que o shogun Togukawa Keiki alimentou, o Império se reduziu a pedaços e, em consequência, veio a guerra civil que padecimentos sem conta impôs ao povo. Assim, fomos forçados a fazer, pessoalmente, campanha contra ele."
a) Cite o nome pelo qual ficaram conhecidas as reformas às quais se refere o texto imperial.
b) Descreva a principal acontecimento político desse período.
c) Interprete o significado dessas reformas para a história do Japão.
4. Nas últimas décadas do Século XIX, inúmeras transformações de ordem técnica e empresarial deram origem ao capitalismo "monopolista". Em comparação com o capitalismo "concorrencial", que caracterizou a fase anterior, verificam-se algumas diferenças.
a) Cite as duas novas fontes de energia que começaram a ser utilizadas na produção fabril.
b) Indique as mudanças que ocorreram no modo de organização empresarial.
5. Bernard Shaw comenta o imperialismo britânico no século XIX e a mentalidade colonialista do inglês: ..."Na qualidade de grande defensor da liberdade e independência, conquista a metade do mundo e chama isso de colonização. Quando precisa de um novo mercado para suas mercadorias falsificadas de Manchester, envia um missionário para ensinar o evangelho da paz. Os nativos matam o missionário, e ele corre às armas em defesa da Cristandade; e se apossa do mercado como uma dádiva do céu".
(SHAW, Bernard. HOMEM DO DESTINO).
Shaw, em que pese sua postura irônica, aponta com propriedade as estratégias que caracterizam o novo colonialismo do século XIX. Quais os fatores que melhor caracterizam a expansão europeia na segunda metade do século XIX?
6. Segundo o historiador Edward Said, “o lucro e a perspectiva de mais lucro foram, evidentemente, de enorme importância, mas o imperialismo não é só isso”
(Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 41).
Comente essa afirmação, demonstrando as principais motivações que impulsionaram o imperialismo europeu no século XIX.
7. De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a Doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte-americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt.
(Barral-Monferrat,1909)
a) Descreva a proposta da Doutrina Monroe?
b) Analise a razão pela qual a doutrina se “converteu em armas de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt” .
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