segunda-feira, 24 de junho de 2013

2º EM - NEOCOLONIALISMO

Questões para Estudo


1. Relacione o texto abaixo com o neocolonialismo.

As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores (...)

(Em: DEFRASNE, Jean; LARAN, Michel. Histoire: Le Monde (1848-1914).Paris: Hachette, s.d.)



2. O Imperador Guilherme II da Alemanha assim se referiu, em 1901, aos sublevados chineses massacrados por um exército organizado por várias potências: 

"Tal como os Hunos, há mil anos sob comando de Átila, ganharam uma reputação que ainda hoje vive na história, assim também possa o nome Alemanha tornar-se de tal modo conhecido na China que nenhum chinês jamais ouse novamente olhar com desdém um alemão." 

(Kaiser Guilherme II, imperador da Alemanha de 1888 a 1918.) 

A partir do texto:

a) Indique o nome da rebelião que se contrapôs à intromissão estrangeira na China em 1900. 


b) Discorra sobre o processo histórico que resultou no estabelecimento de "zonas de influência" na China, ao final do século XIX.

3. Em 1868, o Imperador japonês, Matsu-Hito, iniciou uma série de reformas que caracterizaram seu governo. 

"Vimos de assumir a sucessão ao Trono Imperial, no momento em que o Império é submetido a uma reforma total. Reservamo-nos o direito de decidir, de modo supremo e exclusivo, os assuntos civis e militares. A dignidade e felicidade da nação reclamam a interferência de Nossa elevada função.(...) 

Devido às intrigas imoderadas que o shogun Togukawa Keiki alimentou, o Império se reduziu a pedaços e, em consequência, veio a guerra civil que padecimentos sem conta impôs ao povo. Assim, fomos forçados a fazer, pessoalmente, campanha contra ele." 

a) Cite o nome pelo qual ficaram conhecidas as reformas às quais se refere o texto imperial. 
b) Descreva a principal acontecimento político desse período. 
c) Interprete o significado dessas reformas para a história do Japão. 

4. Nas últimas décadas do Século XIX, inúmeras transformações de ordem técnica e empresarial deram origem ao capitalismo "monopolista". Em comparação com o capitalismo "concorrencial", que caracterizou a fase anterior, verificam-se algumas diferenças. 

a) Cite as duas novas fontes de energia que começaram a ser utilizadas na produção fabril. 
b) Indique as mudanças que ocorreram no modo de organização empresarial.

5. Bernard Shaw comenta o imperialismo britânico no século XIX e a mentalidade colonialista do inglês: ..."Na qualidade de grande defensor da liberdade e independência, conquista a metade do mundo e chama isso de colonização. Quando precisa de um novo mercado para suas mercadorias falsificadas de Manchester, envia um missionário para ensinar o evangelho da paz. Os nativos matam o missionário, e ele corre às armas em defesa da Cristandade; e se apossa do mercado como uma dádiva do céu". 

(SHAW, Bernard. HOMEM DO DESTINO). 

Shaw, em que pese sua postura irônica, aponta com propriedade as estratégias que caracterizam o novo colonialismo do século XIX. Quais os fatores que melhor caracterizam a expansão europeia na segunda metade do século XIX? 

6. Segundo o historiador Edward Said, “o lucro e a perspectiva de mais lucro foram, evidentemente, de enorme importância, mas o imperialismo não é só isso” 

(Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 41). 

Comente essa afirmação, demonstrando as principais motivações que impulsionaram o imperialismo europeu no século XIX. 

7. De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a Doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte-americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt. 

(Barral-Monferrat,1909) 

a) Descreva a proposta da Doutrina Monroe? 
b) Analise a razão pela qual a doutrina se “converteu em armas de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt” . 



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