sexta-feira, 28 de junho de 2013

3º EM - Gabarito - Brasil: populismo e ditadura militar

Gabarito da Prova


1. Analise esta charge.


No início da década de 1960, o debate político sobre a implementação das Reformas de Base gerou uma forte mobilização e radicalização política no País. A partir da análise dessa charge e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

a) Explique em que consistia a proposta de Reformas de Base do Governo João Goulart. (1) H11

Seguindo o modelo populista, o presidente João Goulart propôs um conjunto de medidas, denominadas “Reformas de Base”, que pretendiam, de uma forma geral, ampliar direitos e conquistas dos trabalhadores e se chocavam com os interesses das elites, tanto urbanas, como rurais.

b) Explique o posicionamento de cada uma das lideranças políticas representadas na charge. (1) H13

A Charge destaca o Presidente da República João Goulart apresentando as Reformas de Base. Jango era membro do PTB, assim como o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, que defendia as propostas presidenciais. Por outro lado, Carlos Lacerda, governador da Guanabara, principal líder da UDN e ferrenho opositor do modelo populista.



c) Cite duas manifestações contrárias ao Governo João Goulart que foram estimuladas pelas propostas de Reformas de Base. (1) H22

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, movimento surgido em março de 1964 e que consistiu numa série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente anunciou seu programa de reformas de base; e o golpe militar, articulado pelas elites civis e militares, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, de diversos veículos de comunicação e da Igreja Católica.






2. As duas figuras abaixo são propagandas de carro publicadas na famosa revista O Cruzeiro, em 1960 (O Cruzeiro, nº 27, 16 de abril de 1960). Analise as figuras, explicando o que foi o Plano de Metas e quais suas consequências para a sociedade brasileira no período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960). (1) H22




O Plano de Metas foi o plano de desenvolvimento econômico para o Brasil, desenvolvido por Juscelino Kubistchek durante a campanha eleitoral e colocado em prática em diversas áreas. Apesar de envolver aspectos diferentes do desenvolvimento, sua base era o desenvolvimento industrial, com mecanismo de atração de empresas e capitais estrangeiros, que seriam responsáveis pela geração de empregos, modernização da vida urbana e novos investimentos.



O período de governo de JK ficou conhecido como “os anos dourados”, em parte pelo processo de urbanização, formação de uma classe média e ampliação dos níveis de consumo, dando a impressão de melhora na qualidade de vida desse setor da sociedade. 


3. 

TEXTO 1

“[...] Depois de decênios de domínio e espoliação, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive que renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho.

[...] Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”.

(Carta-testamento deixada por Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954 – citada por JUNIOR, Antonio Mendes; MARANHÃO, Ricardo (orgs.) Brasil – História - Texto e Consulta – Era Vargas. São Paulo: Hucitec, 1989, p. 258).




TEXTO 2

“Fui vencido pela reação, e assim deixo o governo [...] desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia, que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos internos e externos. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários... a mim não falta a coragem da renúncia.”

(QUADROS, Jânio; ARINOS, Afonso. História do Povo Brasileiro. São Paulo: Jânio Quadros Editora, 1967, Vol. VI, p. 237, 238. Adaptado).a) Mencione duas razões comuns a estes dois acontecimentos históricos: o suicídio de Vargas, em 1954, e a renúncia de Jânio Quadros, em 1961. (1) H14



1. Tanto Vargas quanto Jânio Quadros ocuparam a presidência em períodos de expansão do imperialismo, sobretudo norte-americano e de radicalização da Guerra Fria; 





2. Ambos tinham contra si: 

a) a fragilidade das instituições políticas, com nítida dificuldade em absorver a participação política das massas;

b) a UDN e todos os grupos apartidários que simpatizavam com os “entreguistas” e eram amigos dos americanos;

 c) a quase totalidade dos Chefes das Forças Armadas, que desconfiavam do “estado de compromisso” preconizado por Vargas que mobilizava diversas classes e facções de classe que se destacavam no cenário político com vistas a resolver demandas sociais – e da política externa de Jânio que restabeleceu as relações diplomáticas e comerciais com os países socialistas do leste da Europa, da Ásia (China), dando apoio aos revolucionários cubanos e condecorando Ernesto Guevara;
 d) toda força dos trustes e monopólios que não engoliam a Petrobras e a adoção de medidas econômicas de controle de remessa de lucro para o exterior;


 e) os mais importantes jornais do país, frações da burguesia industrial e rural, setores jurídicos e profissionais liberais das classes média urbana e da Igreja católica que se uniram em torno de uma pauta comum: apuração do que se cunhou como “mar de lama”; defesa do nacionalismo contra o comunismo; o perigo da cessão às pressões das manifestações de massa e dos movimentos populares. 

b) Analise dois elementos que caracterizam o discurso político do populismo. (1) H15

POSSIBILIDADE 1 - Apelo à razão e a sensibilidade das massas trabalhadoras das grandes cidades e centros industriais no sentido do apoio ao “estado de compromisso” acenando com a garantia do emprego e consolidação de uma legislação trabalhista ampliadora dos direitos sociais jurídicos e políticos da cidadania. 

POSSIBILIDADE 2 – A conclamação à conciliação das classes e categorias sociais em nome do nacionalismo em contraposição ao imperialismo cujos interesses apontam para a exploração das riquezas nacionais e para a dependência econômica do país aos trustes e multinacionais principalmente dos Estados Unidos. 

POSSIBILIDADE 3 – O discurso é paternalista e carismático e estabelece uma autoridade e um poder ao líder populista que o legitima a mediar as demandas de um conglomerado de indivíduos que tem dificuldade de fazer valer seu interesse de classe, não podem representar-se, têm que ser representados. 

POSSIBILIDADE 4 – Tentativa de preservar o papel de líder de massas que através do próprio sacrifício - o suicídio e a renúncia – teatralizariam uma exemplaridade de ética, coragem e retidão moral. 

4. "Terminada a guerra, o Brasil permaneceu alinhado aos Estados Unidos, ligado por laços de cooperação. No contexto da Guerra Fria, subsequente à Segunda Guerra Mundial, e estando as nações agrupadas em dois grandes blocos - leste e oeste - que englobavam na época comunistas e capitalistas, liderados pela União Soviética e Estados Unidos, respectivamente, o Brasil manteve-se na órbita de influência de seus ex-aliados, os norte-americanos."

(Adaptado de CERVO, Amado Luiz & BUENO, Clodoaldo. "A política externa brasileira, 1822-1985". Rio de Janeiro: Editora Ática, 1986, p. 76)

Embora a política externa brasileira tenha mantido um alinhamento em geral passivo após a Segunda Guerra Mundial, houve períodos de maior autonomia da diplomacia brasileira, cujas diretrizes políticas definiam uma inserção diferenciada do Brasil no contexto internacional.

Identifique uma ação de governo durante a Guerra Fria (1947-1991) que denotava a autonomia relativa da política externa brasileira frente à lógica da bipolarização mundial. (1) H13


Durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart, o candidato poderá citar os seguintes fatos: a implementação da "política externa independente"; o gesto simbólico de independência da política externa brasileira que foi representada na condecoração de Che Guevara pelo presidente da República; o envio de missão comercial à China comunista; o restabelecimento das relações diplomáticas com a URSS. Por outro, durante o regime militar, poderá ser também citado o restabelecimento das relações diplomáticas com a China em 1974; o reconhecimento diplomático de Angola durante o governo Geisel; a denúncia do acordo de cooperação militar Brasil-Estados Unidos pelo governo Geisel, em 1977; a implementação da política externa do "pragmatismo responsável", assim definida por Eduardo Azeredo, Ministro das Relações Exteriores, do Governo Geisel. 



5. "Em 1950, candidato pelo PTB, Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade".


(Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. "Trabalhadores, sindicatos e política" (1945-1964).)
Indique uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) e explicite sua relação com um dos ideais referidos no texto. (1) H11

O aluno poderá indicar uma das seguintes medidas, relacionando-a a um dos ideais referidos no texto da questão (desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo):- criação de empresas estatais como: Companhia Vale do Rio Doce; Petrobrás; Eletrobrás; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE);
- concessão de crédito fácil ao setor privado por parte dos bancos oficiais, especialmente o Banco do Brasil; 
- estabelecimento de programas de habitação popular, controle de preços, distribuição de cestas básicas, dentre outros;
- adoção de uma política de negociação com o movimento sindical, a partir da posse de João Goulart no Ministério do Trabalho em meados de 1953;- aumento de cem por cento do salário mínimo, anunciado em 10. de maio de 1954. 



6. 


Tem gente com fome
Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome

Piiiiii
Estação de Caxias
de novo a dizerde novo a correr

tem gente com fome
tem gente com fometem gente com fome

Os versos de "Tem gente com fome", do primeiro livro de Solano Trindade, "Poemas de uma Vida Simples", levaram o poeta para a cadeia, por ordem do presidente Eurico Gaspar Dutra. Embora tenha tomado outras medidas como essa, o governo Dutra (1946-1950) é conhecido como um período de redemocratização, durante o qual foi elaborada a Constituição de 1946.



a) Identifique, na Constituição de 1946, duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas.(1) H13



O aluno deverá identificar duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas na Constituição de 1946, entre as quais:- o restabelecimento da independência dos Poderes;
- a determinação de realização de eleições diretas e secretas para os cargos do Legislativo e Executivo;
- a criação da Justiça eleitoral;
- a liberdade partidária;
- o reconhecimento do direito de greve e a garantia à livre associação de classe;
- o direito às manifestações públicas de caráter reivindicatório ou contestatório;
- a garantia às liberdades individuais, além da liberdade de imprensa.

b) Considerando o contexto brasileiro do período, explique por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador. (1) H12

O aluno deverá explicar por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador, considerando a adoção de medidas tais como:- a cassação do PCB e o rompimento de relações diplomáticas com a URSS;
- a constituição de uma aliança com setores políticos conservadores (aliança PSD-UDN, formalizada no "Acordo interpartidário");
- a repressão sobre o movimento sindical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário