sexta-feira, 28 de junho de 2013

3º EM - Gabarito - Brasil: populismo e ditadura militar

Gabarito da Prova


1. Analise esta charge.


No início da década de 1960, o debate político sobre a implementação das Reformas de Base gerou uma forte mobilização e radicalização política no País. A partir da análise dessa charge e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

segunda-feira, 24 de junho de 2013

3º EM - GOLPE MILITAR 1964



O Golpe Militar de 1964

No plebiscito de janeiro de 1963, três quartos dos eleitores haviam apoiado Jango. Um ano depois, as classes médias urbanas pediam abertamente sua deposição e chefes militares conspiravam para isso. Dispondo de fartos recursos, os grupos conservadores, entre eles a hierarquia da Igreja Católica, convenceram as classes médias de que Jango queria impor uma República sindicalista, confiscar propriedades, abolir a religião,etc. As dificuldades econômicas também ajudaram: em 1963 a inflação foi de 73%; em 1964, de 92%.

2º EM - NEOCOLONIALISMO

Questões para Estudo


1. Relacione o texto abaixo com o neocolonialismo.

As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores (...)

(Em: DEFRASNE, Jean; LARAN, Michel. Histoire: Le Monde (1848-1914).Paris: Hachette, s.d.)

Super 9º - I GUERRA e REVOLUÇÃO RUSSA

Caros Alunos,
seguem algumas questões de multipla escolha para resolução e treino para o grupo.

1. O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque:
(a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
(b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
(c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista
(d) a difusão do socialismo, principalmente nos Bálcãs, acirrou os movimentos emancipacionistas na área, então sob domínio do Império Turco.
(e) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

3º EM - Brasil: populismo

O processo político iniciado em 1946, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra foi denominado como República Populista. No entanto devemos lembrar que o populismo foi inaugurado por Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Leia a ficha abaixo com atenção e assista ao vídeo do professor Boris Fausto, como preparação para nossas aulas dos dias 14 e 21 de maio de 2013.

domingo, 9 de junho de 2013