sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O 11 de setembro de 2001.

Para aqueles que vivenciaram  a data do atentado ao Word Trade Center a Terceira Guerra Mundial estava começando. De fato o contra ataque dos EUA foi extremamente intervencionista. O primeiro alvo foi o Afeganistão que então era governado a mão de ferro por um grupo radical, o Talebã, (ou Taliban). Os bombardeios tiveram início em 7 de outubro de 2001, e marcaram o início da Guerra ao Terror. Declaradamente a ação tinha por objetivo capturar Osama Bin Laden e outros lideres da facção Al-Qaeda, um grupo considerado terrorista pela União Europeia, a Rússia e os EUA.
Sob a afirmação que o mundo corria um iminente perigo promovido pela "produção" de armas químicas no Iraque.  A ação militar estadunidense se estendeu para a região, onde colocou fim ao longo governo ditatorial de Sadam Hussein, a partir da invasão que começou em 20 de março de 2003.
A primeira década do novo século começava sobre a ameaça de um gigantesco conflito mundial, fato que não se concretizou, no entanto as ações  intervencionistas dos EUA se tornaram mais agressivas, respaldadas pelo 11 de setembro.

Assista as declarações do presidente Obama sobre a data de aniversário do atentado.

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/eua-lembram-os-13-anos-dos-atentados-de-11-de-setembro-de-2001/3623897/ 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário