Caros alunos,
para a manutenção de nossos estudos, segue o gabarito da avaliação do cad. 5 e 6
1. “Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorridos no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932 desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente nos campos de batalha forças rebeldes e forças legalistas.
A revolta paulista alertou o governo de que era chegado o momento de pôr um fim ao caráter revolucionário do regime. Foi o que ocorreu em maio do ano seguinte, quando finalmente se realizaram as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que iria preparar a Constituição de 1934.”
(cpdoc.fgv.br/14/06/2013)
a) De acordo com seus
conhecimentos em história, quais eram os grupos que representavam as forças
rebeldes e quais representavam as forças legalistas?(1) H2
Como podemos notar no texto acima as forças legalistas são aquelas
que apoiam Getúlio Vargas e as rebeldes as tropas paulistas.
b) De acordo com o texto, qual
o significado político da Revolução Constitucionalista de 1932? (1) H13
A Revolução alertava o governo sobre o momento político, era hora
de colocar fim ao caráter revolucionário do regime instalado em 1930.
2. “Na Europa durante a década de 1930, duas forças ideológicas
disputavam a mente e o coração das pessoas. De um lado os nazi - fascistas, defendidos pela alta burguesia como meio de
impedir a expansão do comunismo. Do outro lado, os comunistas organizados e
inspirados pela grande revolução na Rússia de 1917. No Brasil a AIB e a ANL
representaram as duas facções.”
(Aula de história-
prof. Noseda)
a) Relacione a polarização ideológica com a
tendência política da AIB e da ANL. (0,5) H11
A
polarização ideológica no mundo era caracterizada pelas ideologias fascistas e comunistas.
No Brasil essas correntes políticas eram caracterizadas pela Ação
Integralista Brasileira de perfil
fascista e pela Aliança Nacional Libertadora de tendência comunista.
b) Descreva os motivos que levaram os
comunistas a organizarem o levante armado de 1935. (0,5) H14
O presidente Getúlio Vargas esgotou as possibilidades
de ação política dos membros da ANL ao colocar a agremiação na clandestinidade.
Aproveitando-se do clima de agitação e sem espaço político e perseguidos os comunistas
optaram por um levante armado.
3. “O regime do Estado Novo, instaurado pela Constituição
de 1937 em pleno clima de contestação da liberal-democracia na Europa, trouxe
para a vida política e administrativa brasileira as marcas da centralização e
da supressão dos direitos políticos. Foram fechados o Congresso Nacional, as
assembleias legislativas e as câmaras municipais. Os governadores que
concordaram com golpe do Estado Novo permaneceram, mas os que se opuseram foram
substituídos por interventores diretamente nomeados por Vargas.”
(cpdoc.fgv.br/14/06/2013)
a)
Qual a relação entre o Plano Cohen e a consolidação do Estado Novo? (1) H2
Temendo
perder o prestígio político, Getúlio Vargas criou o plano COHEN, um suposto
plano comunista que colocaria fim ao Estado de Direito e a ordem social. O medo
gerado pelo alerta do Plano tornou possível a construção de um Golpe de Estado
que levou ao fim o período democrático.
b) Analise a frase “O Estado Novo era
economicamente progressista e politicamente repressivo”. (1) H15
Economicamente progressista devido aos
altos investimentos do Estado na formação da indústria de Base. E politicamente
repressivo pois se tratava de uma ditadura.
4. “Ao fim das negociações entre vencedores, o
continente europeu ficou claramente dividido em duas partes, que correspondiam
ao limite do avanço das tropas durante a guerra. A parte oriental, ocupada pelo
Exército Vermelho, tornou-se área de influência soviética. Logo os partidos
comunistas passariam a exercer o poder nesses países, estabelecendo as chamadas
democracias populares na Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e
Tchecoslováquia.”
(ARRUDA,
José Jobson de A. & PILETTI, Nelson.Toda a História – História Geral e do
Brasil. São Paulo. Editora Ática, 2007, 13ª edição.pp.517-518.)
a) De que
maneira as potências vencedoras da II Guerra Mundial decidiram a reorganização
geopolítica da Europa? (0,5) H14
As potências vencedoras da II Guerra Mundial
reorganizaram a Europa partir das áreas de influências dos capitalistas e dos
socialistas. O marco dessa divisão foi a construção da Alemanha Ocidental e da
Alemanha Oriental.
b) Defina
o conceito “Guerra-Fria” (0,5) H11
Guerra Fria – Disputa política e ideológica por áreas
de influência entre duas superpotências, de um lado defendendo o capitalismo os
EUA e do outro defendendo o comunismo a URSS.
Para reforço
- Foi a tensão entre
o mundo capitalista e o socialista, iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial
(1939 – 1945) e que não se limitou ao confronto ideológico e às ações de
caráter bélico.
- O confronto
denominado Guerra Fria manifestou-se de diversas formas: na corrida espacial,
nos modelos de desenvolvimento econômico e social e no acesso da população a
bens de consumo.
- Durante a Guerra
Fria, em ambos os lados, houve perseguição política a artistas e intelectuais
que questionavam ou eram suspeitos de criticar os governos de seus países.
- No imaginário do
Ocidente, os EUA se projetavam como tendo o padrão de consumo desejado,
sedutoramente apresentado ao mundo através dos filmes de Hollywood. Além disso,
ostentavam enorme poderio econômico e bélico, expresso em seu papel de agente
financiador da reconstrução e do desenvolvimento do mundo capitalista e no
avanço da pesquisa e produção de artefatos atômicos. Já a URSS, que teve de
fazer um enorme esforço de reconstrução pós-guerra, destacava-se por apresentar
políticas de pleno emprego, ampliação de programas sociais e um projeto de sociedade
igualitária.
- Essa rivalidade
entre as potências resultou em incidentes diplomáticos e militares, colocando o
mundo em situação de alerta e temor. O ponto culminante foi quando, em 1962, o
governo de Cuba autorizou a instalação de mísseis soviéticos em seu território.
Após um período dramático da negociação, em que os dois países fizeram
concessões mútuas, a URSS desmantelou suas bases em Cuba.
- Essa rivalidade
entre as duas potências se transformou em outros tipos de tensões após a queda
do muro de Berlim e da implosão do mundo soviético no início da década de 90 do
século passado.
5. “Ouvimos com frequência
que o ‘colonialismo está morto’. Não nos deixemos enganar ou mesmo ser
tranquilizados por isso. Eu lhes digo, o colonialismo ainda não está morto.
Como podemos dizer que está morto enquanto grandes áreas da Ásia e da África
não forem livres?
E lhes peço que não
pensem em colonialismo apenas na forma clássica que nós da Indonésia e nossos
irmãos em diferentes partes da Ásia ou da África conhecemos. O colonialismo tem
também uma roupagem moderna, sob a forma de controle econômico, controle
intelectual, controle físico real por uma comunidade pequena, porém
estrangeira, dentro de uma nação. É um inimigo hábil e determinado, que aparece
sob diversas formas. Não desiste facilmente de sua presa.
[...] Não há muito
tempo, afirmamos que a paz era necessária para nós porque a eclosão de uma luta
em nossa parte do mundo colocaria em perigo a nossa preciosa independência, há
tão pouco tempo obtida a tão alto preço.”
(SUKARNO,
Ahmed. Discurso de abertura da Conferência Afro-Asiática de Bandung, 1955)
A Conferência de
Bandung realizou-se em abril de 1955, na Indonésia, com a presença de
representantes de 29 países da África e da Ásia, entre eles líderes que haviam
participado da luta pela independência de seus países, como o orador (primeiro
presidente da Indonésia independente), Nehru (da Índia) e Nasser (do Egito).
Cite dois princípios adotados por essa Conferência em sua declaração
final. (1) H14
Os 29 países se reuniram em
Bandung, na Indonésia com a intenção de acordar sobre a neutralidade em relação
aos EUA e a URSS. O objetivo era dar início à cooperação econômica e cultural
afro-asiática como forma de oposição à dominação econômica das superpotências.
6. O cartaz abaixo foi
usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o
período da Guerra Fria. O texto diz: “Duas infâncias. Na URSS (parte superior)
crianças são apoiadas pelo amor da nação! Nos países capitalistas (figura
inferior), milhões de crianças vivem sem comida ou abrigo.”
a) A partir da
reflexão sobre a propaganda durante a Guerra – Fria, descreva como o cartaz
descreve a sociedade capitalista ocidental? (1) H 11
Por se tratar de um
cartaz de propaganda do mundo soviético, o cartaz ira fazer fortes críticas ao
mundo capitalistas, onde as crianças aparecem famintas vasculhando o lixo.
b)
Cite dois conflitos bélicos do período da Guerra Fria. (1) H15
Podemos citar a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã.
7.
O destino da menina que foi a cara de uma guerra
Ela
se transformou no símbolo da Guerra do Vietnã (1959-1975). Hoje, Phan Thi Kim
Phuc ainda carrega as marcas do bombardeio, mas se esforça para superar o
trauma. A bomba foi lançada sobre seu vilarejo, quando tinha 9 anos, por soldados
do Vietnã do Sul contra tropas norte-vietnamitas. A operação foi coordenada por
militares americanos.
No
regime comunista, Phan obteve a autorização para estudar medicina em Cuba, onde
conheceu seu marido. Na viagem de lua de mel, o avião fez uma escala no Canadá,
de onde o casal nunca mais saiu. Nos anos 1990, a vietnamita passou a atuar
como ativista de direitos humanos, tornou-se embaixadora da Unesco e criou uma
fundação. Até hoje, Phan se lembra dos comentários do então presidente
americano Richard Nixon, que duvidava da autenticidade da foto que correu o
mundo, na qual ela foge nua após o ataque com bomba de napalm.
Adaptado
de www.estadao.com.br, 13/12/2009
A
Guerra do Vietnã, no sudeste asiático, foi um dos conflitos mais sangrentos do
século XX, estando diretamente relacionado às tensões do contexto
internacional, nas décadas de 1960 e 1970.
a)
Identifique um fator que caracteriza a Guerra do Vietnã como um conflito típico
da Guerra Fria. (0,5) H15
A Guerra do Vietnã representou a bipolarização
característica da época, uma disputa entre os modelos capitalista e socialista,
encarnados pelo Vietnã do Sul e pelo Vietnã do Norte, sendo que este último
garantia apoio aos guerrilheiros do vietcong,
que lutaram no sul contra o governo e contra os estadunidenses.
b) Apresente, também, duas consequências desse conflito
para esse país. (0,5) H11
Ao contrário que do muitos pensam, a Guerra não
envolveu diretamente as duas nações e não houve participação de forças
soviéticas (apesar da presença de armas e financiamento).
O final da Guerra promoveu a unificação dos
vietnamitas em um único Estado, que adotou o modelo socialista de governo e
economia.
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