domingo, 28 de setembro de 2014

gabarito da avaliação 9º ano

Caros alunos,
para a manutenção de nossos estudos, segue o gabarito da avaliação do cad. 5 e 6 


1. “Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorridos no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932 desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente nos campos de batalha forças rebeldes e forças legalistas.
A revolta paulista alertou o governo de que era chegado o momento de pôr um fim ao caráter revolucionário do regime. Foi o que ocorreu em maio do ano seguinte, quando finalmente se realizaram as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que iria preparar a Constituição de 1934.”
(cpdoc.fgv.br/14/06/2013)
a) De acordo com seus conhecimentos em história, quais eram os grupos que representavam as forças rebeldes e quais representavam as forças legalistas?(1) H2

Como podemos notar no texto acima as forças legalistas são aquelas que apoiam Getúlio Vargas e as rebeldes as tropas paulistas.

b) De acordo com o texto, qual o significado político da Revolução Constitucionalista de 1932? (1) H13

A Revolução alertava o governo sobre o momento político, era hora de colocar fim ao caráter revolucionário do regime instalado em 1930.      

2. “Na Europa durante a década de 1930, duas forças ideológicas disputavam a mente e o coração das pessoas. De um lado os nazi - fascistas,  defendidos pela alta burguesia como meio de impedir a expansão do comunismo. Do outro lado, os comunistas organizados e inspirados pela grande revolução na Rússia de 1917. No Brasil a AIB e a ANL representaram as duas facções.”
(Aula de história- prof. Noseda)

a) Relacione a polarização ideológica com a tendência política da AIB e da ANL. (0,5) H11

A polarização ideológica no mundo era caracterizada pelas ideologias fascistas e comunistas. No Brasil essas correntes políticas eram caracterizadas pela Ação Integralista  Brasileira de perfil fascista e pela Aliança Nacional Libertadora de tendência comunista.


b) Descreva os motivos que levaram os comunistas a organizarem o levante armado de 1935.  (0,5) H14

O presidente Getúlio Vargas esgotou as possibilidades de ação política dos membros da ANL ao colocar a agremiação na clandestinidade. Aproveitando-se do clima de agitação e sem espaço político e perseguidos os comunistas optaram por um levante armado.

3. “O regime do Estado Novo, instaurado pela Constituição de 1937 em pleno clima de contestação da liberal-democracia na Europa, trouxe para a vida política e administrativa brasileira as marcas da centralização e da supressão dos direitos políticos. Foram fechados o Congresso Nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municipais. Os governadores que concordaram com golpe do Estado Novo permaneceram, mas os que se opuseram foram substituídos por interventores diretamente nomeados por Vargas.”
(cpdoc.fgv.br/14/06/2013)


a) Qual a relação entre o Plano Cohen e a consolidação do Estado Novo? (1) H2

Temendo perder o prestígio político, Getúlio Vargas criou o plano COHEN, um suposto plano comunista que colocaria fim ao Estado de Direito e a ordem social. O medo gerado pelo alerta do Plano tornou possível a construção de um Golpe de Estado que levou ao fim o período democrático.    

b) Analise a frase “O Estado Novo era economicamente progressista e politicamente repressivo”. (1) H15

Economicamente progressista devido aos altos investimentos do Estado na formação da indústria de Base. E politicamente repressivo pois se tratava de uma ditadura.

4. “Ao fim das negociações entre vencedores, o continente europeu ficou claramente dividido em duas partes, que correspondiam ao limite do avanço das tropas durante a guerra. A parte oriental, ocupada pelo Exército Vermelho, tornou-se área de influência soviética. Logo os partidos comunistas passariam a exercer o poder nesses países, estabelecendo as chamadas democracias populares na Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e Tchecoslováquia.”
(ARRUDA, José Jobson de A. & PILETTI, Nelson.Toda a História – História Geral e do Brasil. São Paulo. Editora Ática, 2007, 13ª edição.pp.517-518.) 
a) De que maneira as potências vencedoras da II Guerra Mundial decidiram a reorganização geopolítica da Europa? (0,5) H14

As potências vencedoras da II Guerra Mundial reorganizaram a Europa partir das áreas de influências dos capitalistas e dos socialistas. O marco dessa divisão foi a construção da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental.

b) Defina o conceito “Guerra-Fria”  (0,5) H11

Guerra Fria – Disputa política e ideológica por áreas de influência entre duas superpotências, de um lado defendendo o capitalismo os EUA e do outro defendendo o comunismo a URSS.    

Para reforço
- Foi a tensão entre o mundo capitalista e o socialista, iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e que não se limitou ao confronto ideológico e às ações de caráter bélico.
- O confronto denominado Guerra Fria manifestou-se de diversas formas: na corrida espacial, nos modelos de desenvolvimento econômico e social e no acesso da população a bens de consumo.
- Durante a Guerra Fria, em ambos os lados, houve perseguição política a artistas e intelectuais que questionavam ou eram suspeitos de criticar os governos de seus países.
- No imaginário do Ocidente, os EUA se projetavam como tendo o padrão de consumo desejado, sedutoramente apresentado ao mundo através dos filmes de Hollywood. Além disso, ostentavam enorme poderio econômico e bélico, expresso em seu papel de agente financiador da reconstrução e do desenvolvimento do mundo capitalista e no avanço da pesquisa e produção de artefatos atômicos. Já a URSS, que teve de fazer um enorme esforço de reconstrução pós-guerra, destacava-se por apresentar políticas de pleno emprego, ampliação de programas sociais e um projeto de sociedade igualitária.
- Essa rivalidade entre as potências resultou em incidentes diplomáticos e militares, colocando o mundo em situação de alerta e temor. O ponto culminante foi quando, em 1962, o governo de Cuba autorizou a instalação de mísseis soviéticos em seu território. Após um período dramático da negociação, em que os dois países fizeram concessões mútuas, a URSS desmantelou suas bases em Cuba.
- Essa rivalidade entre as duas potências se transformou em outros tipos de tensões após a queda do muro de Berlim e da implosão do mundo soviético no início da década de 90 do século passado.

5.  “Ouvimos com frequência que o ‘colonialismo está morto’. Não nos deixemos enganar ou mesmo ser tranquilizados por isso. Eu lhes digo, o colonialismo ainda não está morto. Como podemos dizer que está morto enquanto grandes áreas da Ásia e da África não forem livres?
E lhes peço que não pensem em colonialismo apenas na forma clássica que nós da Indonésia e nossos irmãos em diferentes partes da Ásia ou da África conhecemos. O colonialismo tem também uma roupagem moderna, sob a forma de controle econômico, controle intelectual, controle físico real por uma comunidade pequena, porém estrangeira, dentro de uma nação. É um inimigo hábil e determinado, que aparece sob diversas formas. Não desiste facilmente de sua presa.
[...] Não há muito tempo, afirmamos que a paz era necessária para nós porque a eclosão de uma luta em nossa parte do mundo colocaria em perigo a nossa preciosa independência, há tão pouco tempo obtida a tão alto preço.”

(SUKARNO, Ahmed. Discurso de abertura da Conferência Afro-Asiática de Bandung, 1955)

A Conferência de Bandung realizou-se em abril de 1955, na Indonésia, com a presença de representantes de 29 países da África e da Ásia, entre eles líderes que haviam participado da luta pela independência de seus países, como o orador (primeiro presidente da Indonésia independente), Nehru (da Índia) e Nasser (do Egito).
Cite dois princípios adotados por essa Conferência em sua declaração final. (1) H14
Os 29 países se reuniram em Bandung, na Indonésia com a intenção de acordar sobre a neutralidade em relação aos EUA e a URSS. O objetivo era dar início à cooperação econômica e cultural afro-asiática como forma de oposição à dominação econômica das superpotências.

6.  O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: “Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são apoiadas pelo amor da nação! Nos países capitalistas (figura inferior), milhões de crianças vivem sem comida ou abrigo.”


 
  


 a) A partir da reflexão sobre a propaganda durante a Guerra – Fria, descreva como o cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental? (1) H 11

Por se tratar de um cartaz de propaganda do mundo soviético, o cartaz ira fazer fortes críticas ao mundo capitalistas, onde as crianças aparecem famintas vasculhando o lixo.
  
b) Cite dois conflitos bélicos do período da Guerra Fria. (1) H15
  

Podemos citar a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã.


7. 
  
 

O destino da menina que foi a cara de uma guerra

Ela se transformou no símbolo da Guerra do Vietnã (1959-1975). Hoje, Phan Thi Kim Phuc ainda carrega as marcas do bombardeio, mas se esforça para superar o trauma. A bomba foi lançada sobre seu vilarejo, quando tinha 9 anos, por soldados do Vietnã do Sul contra tropas norte-vietnamitas. A operação foi coordenada por militares americanos.
No regime comunista, Phan obteve a autorização para estudar medicina em Cuba, onde conheceu seu marido. Na viagem de lua de mel, o avião fez uma escala no Canadá, de onde o casal nunca mais saiu. Nos anos 1990, a vietnamita passou a atuar como ativista de direitos humanos, tornou-se embaixadora da Unesco e criou uma fundação. Até hoje, Phan se lembra dos comentários do então presidente americano Richard Nixon, que duvidava da autenticidade da foto que correu o mundo, na qual ela foge nua após o ataque com bomba de napalm.

Adaptado de www.estadao.com.br, 13/12/2009

A Guerra do Vietnã, no sudeste asiático, foi um dos conflitos mais sangrentos do século XX, estando diretamente relacionado às tensões do contexto internacional, nas décadas de 1960 e 1970.
a) Identifique um fator que caracteriza a Guerra do Vietnã como um conflito típico da Guerra Fria. (0,5) H15
A Guerra do Vietnã representou a bipolarização característica da época, uma disputa entre os modelos capitalista e socialista, encarnados pelo Vietnã do Sul e pelo Vietnã do Norte, sendo que este último garantia apoio aos guerrilheiros do vietcong, que lutaram no sul contra o governo e contra os estadunidenses.

  
b) Apresente, também, duas consequências desse conflito para esse país. (0,5) H11
  

Ao contrário que do muitos pensam, a Guerra não envolveu diretamente as duas nações e não houve participação de forças soviéticas (apesar da presença de armas e financiamento).
O final da Guerra promoveu a unificação dos vietnamitas em um único Estado, que adotou o modelo socialista de governo e economia.  

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