Alunos,
Segue a resolução da sua avaliação leia com atenção, compare com suas respostas e reflita sobre o tema;
1. “A Campanha do candidato oposicionista atraiu a simpatia dos jovens oficiais do exército (tenentes e capitães, genericamente designados “tenentes”.
Os tenentes compartilhavam de um forte espírito de patriotismo e de corporativismo. Queriam o fim das oligarquias e dos coronéis e defendiam o voto secreto e o ensino público e gratuito”.
Segue a resolução da sua avaliação leia com atenção, compare com suas respostas e reflita sobre o tema;
1. “A Campanha do candidato oposicionista atraiu a simpatia dos jovens oficiais do exército (tenentes e capitães, genericamente designados “tenentes”.
Os tenentes compartilhavam de um forte espírito de patriotismo e de corporativismo. Queriam o fim das oligarquias e dos coronéis e defendiam o voto secreto e o ensino público e gratuito”.
(DOMINGUES, Joelza
Ester.História em Documentos Imagens e
Textos. São Paulo: FTD,2009. PP. 112
)
a) O movimento
tenentista de 1922, no Rio de Janeiro, teve início depois que o governo mandou
fechar o Clube Militar e prendeu seu presidente, o Marechal Hermes da Fonseca.
Descreva as principais propostas do movimento “Tenentista”?
b) Cite e descreva duas ações empreendidas pelo Movimento Tenentista no
Brasil.
c) Em 1924, ocorreu
o “Levante Paulista”, parte do movimento tenentista que tinha como objetivo
demonstrar a insatisfação dos oficiais em relação ao julgamento dos revoltosos
de 1922. Qual a relação desse movimento com a formação da Coluna Prestes?
Descreva o desfecho desse movimento.
Resposta :
a) Fim da política oligárquica e Centralização
política; Criação da Justiça eleitoral e
voto secreto
b) A Revolta do Forte de Copacabana – A Revolta do Forte de Copacabana,
em 1922, foi o primeiro movimento militar armado, que pretendeu tirar do poder
as elites tradicionais. Durante toda
manhã do dia 5 o Forte de Copacabana sustentou fogo cerrado. Diversas casas
foram atingidas na trajetória dos tiros até os alvos distantes, matando dezenas
de pessoas. Eram 301 revolucionários - oficiais e civis voluntários -
enfrentando as forças legalistas.
A Coluna Prestes - No início de
abril de 1925, as forças gaúchas comandadas pelo capitão Luís Carlos Prestes se
uniam com as tropas que fugiam de São Paulo. Os dois grupos haviam participado
das rebeliões do ano anterior, mantiveram focos de resistência e procuravam
manter e fortalecer sua organização, para retomar a luta pelo grande ideal:
Salvar a Pátria.
c) A forças
tenentistas de São Paulo se dirigiram para a região da Foz do Iguaçu para
se unir a outros movimentos tenentistas.
Os lideres do movimento decidiram percorrer o interior do país para denunciar a
política do Café com Leite, o movimento percorreu 24000 km. Após dois anos de
marcha o movimento foi dissolvido pelos
seus lideres e seus representantes fugiram para a Argentina, Uruguai e
Bolivia.
2. Porcentagem de votantes nas eleições presidenciais entre 1894 e 1930
Candidato
vencedor
|
% de
votantes sobre a população
|
|
Prudente
de Morais (1894)
|
345
|
2,2
|
Campos
Sales (1898)
|
462
|
2,7
|
Rodrigues
Alves (1902)
|
645
|
3,4
|
Afonso
Pena (1906)
|
294
|
1,4
|
Hermes
da Fonseca (1910)
|
698
|
3,0
|
Venceslau
Brás (1914)
|
580
|
2,4
|
Rodrigues
Alves (1918)
|
390
|
1,5
|
Epitácio
Pessoa (1919)
|
403
|
1,5
|
Artur
Bernardes (1922)
|
833
|
2,9
|
Washington
Luís (1926)
|
702
|
2,3
|
Júlio
Prestes (1930)
|
1890
|
5,6
|
Fonte:
adaptado de Carvalho, José Murilo de. “Os
três povos da República”. In: Carvalho, Maria Alice Resende de (org). República
no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001, p. 72.
Os dados eleitorais presentes
na tabela indicam uma pequena participação popular nas eleições presidenciais
na Primeira República (1890-1930).
Identifique duas restrições impostas
pela Constituição de 1891 ao exercício do voto.
Resposta:
O
candidato poderá indicar que estavam excluídos do voto: os mendigos;
analfabetos; praças de pré, excetuando os alunos das escolas militares de
ensino superior; os religiosos de ordens monásticas, sujeitas a voto de
obediência, regra ou estatuto, que importasse a renúncia da liberdade
individual.
3. “Fábrica 1: A
duração do trabalho diário é de 11 horas úteis. O trabalho é interrompido pelo
almoço, que dura uma hora e meia, e pelo café, para o qual os operários têm
direito a um quarto de hora. Trabalham nesta fábrica 500 operários, na maioria
italianos e espanhóis. (...) Impressão desagradável causa ao visitante o
excessivo número de menores em trabalho (...).
Fábrica 2: Os
contramestres são todos adultos, de nacionalidade italiana e em número de 20.
Entre os 374 operários recenseados, a nacionalidade predominante é italiana,
vindo em seguida a espanhola e depois a brasileira: dos brasileiros, 44 são menores de 12 anos. Esqueléticos,
raquíticos, alguns!
O tempo de trabalho
varia para as seções [setores] de onze horas e meia a doze horas e meia por
dia”.
(Trechos
de relatórios de funcionários do Departamento do Trabalho do Estado de São
Paulo, 1912)
A partir dos documentos, indique duas características do operariado que
trabalhava nas indústrias de São Paulo nas duas primeiras décadas do século XX.
Resposta:
Os fragmentos
utilizados no enunciado da questão evidenciam a longa jornada de trabalho, o
expressivo número de operários imigrantes, sobretudo italianos e a intensa
exploração do trabalho infantil nas indústrias paulistas do início do século
XX, situações que associadas à exploração do trabalho feminino e às precárias
condições de vida e trabalho dos operários, estimularam a organização do
movimento operário, fortemente influenciado pela ideologia anarquista, cujo
momento mais expressivo foi a Greve Geral de 1917.
4. A
expressão "política do café com leite" é muito utilizada para
caracterizar a Primeira República no Brasil.
Sobre
essa política, descreva:
a)
seu funcionamento;
b)
seu colapso na década de 1920.
Resposta:
a)
A "política do café com leite", surgida no governo do presidente
Campos Sales, foi uma política de revezamento do poder nacional executada na
República Velha pelos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente,
principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior polo
eleitoral do país da época e produtor de leite.
b)
A "política do café com leite" foi quebrada quando o então presidente
paulista Washington Luís apoiou a candidatura do também paulista Júlio Prestes,
o que desagradou a elite mineira, que se aliou à elite do Rio Grande do Sul,
juntamente com a Paraíba, para a criação da Aliança Liberal, dissidência
oligárquica que lançaria Getúlio Vargas como candidato à presidência. Outro
fator para a queda desta política foi a Crise de 1929, quando os preços do café
brasileiro despencaram no mercado internacional, retirando dos barões do café
seu poder político.
a)
Identifique o movimento artístico a que elas pertencem e aponte uma
característica de sua proposta estética.
b)
Cite e caracterize um evento brasileiro importante relacionado a esse
movimento.
Resposta:
a) As imagens
pertencem ao movimento modernista, desenvolvido nas primeiras décadas do século
XX e que, na pintura, enfatizava uma estética genuinamente brasileira,
pretendendo revelar um Brasil visto sob o plano real, longe do idealismo
pregado pela era romântica.
b)
O maior evento foi a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 na
cidade de São Paulo, considerada como um marco nos padrões de expressão
cultural do país. Apesar do grande impacto causado com as manifestações no
Teatro Municipal, seus ideais e sua estética firmaram-se gradualmente nas
décadas seguintes.
6. Na Lei Orgânica do
Ensino Secundário de 9 de abril de 1942, podemos ler: 1. É recomendável que a
educação secundária das mulheres se faça em estabelecimentos de ensino de
exclusiva presença feminina. 2. Incluir-se-á nas terceira e quarta séries do
curso ginasial e em todas as séries dos cursos clássico e científico a
disciplina de economia doméstica. 3. A orientação metodológica dos programas
terá em mira a natureza da personalidade feminina, bem como a missão da mulher
dentro do lar.
(Adaptado
de Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (orgs.), Nova História das
Mulheres. São Paulo: Contexto, 2012, p. 337.)
a) Cite duas
mudanças na legislação que afetaram a condição feminina no Brasil nas décadas
de 1930 e 1940.
b)
Qual o papel desejado para a mulher durante o Estado Novo (1937-1945)?
Resposta:
a) As principais
mudanças foram: o direito ao voto e a regulamentação do trabalho feminino
promovido pela CLT.
b) Como a resolução
acima apresentada deixa claro, o papel desejado para as mulheres era o de dona
de casa e mãe de família.
Questão
para o grupo Governo Provisório
7. Os trechos que se seguem foram extraídos do "Diário de Getúlio
Vargas" (publicado pela FGV, em 1995) e se referem a um episódio político
ocorrido no Brasil durante o I Governo Vargas. Leia-os atentamente e, em
seguida, responda ao que se pede.
"Irrompe
o movimento revolucionário em São Paulo. Todo o tempo absorvido nas
providências para combatê-lo. Morosidades, confusões, atropelos, deficiências
de toda ordem, felonias, traições, inércia. Algumas dedicações revolucionárias.
Um ato impressionante a solidariedade do Rio Grande, através de Flores da
Cunha. A unanimidade do Norte, a solidariedade e colaboração dos demais
estados..."
(10 e 11
de julho de 1932)
"Verificada
a rendição incondicional dos rebeldes, deposto o governo, assumiu a
interventoria do coronel Herculano de Carvalho. Passadas as primeiras
demonstrações de alegria, começa-se a tratar da desmobilização, do regresso das
tropas às suas sedes, do socorro à população de São Paulo, do restabelecimento
da correspondência e dos transportes, etc."
(3 de
outubro de 1932)
a) A que episódio
Getúlio Vargas se refere?
b) No que
diz respeito à estruturação do sistema político-administrativo, qual é a
principal mudança operada no Primeiro Governo Vargas e de que modo isso afetou
o poder político de São Paulo?
c) Qual
era a principal reivindicação feita pelos revolucionários?
Resposta:
a) Getúlio Vargas está se
referindo a Revolução Constitucionalista de São Paulo.
b) O governo Vargas
colocou fim ao poder político das Oligarquias estaduais, logo a Oligarquia mais
forte, a de São Paulo, perdeu seu espaço político.
c) Os Revolucionários
paulistas exigiam uma nova constituição.
Questão
para o grupo do Governo Constitucional
7. “Na Europa durante a década de 1930, duas forças
ideológicas disputavam a mente e o
coração das pessoas. De um lado os nazi - fascistas, defendidos pela alta
burguesia como meio de impedir a expansão do comunismo. Do outro lado, os
comunistas organizados e inspirados pela grande revolução na Rússia de 1917. No
Brasil a AIB e a ANL representaram as duas facções.”
(Aula de história-
prof. Noseda)
a) Relacione a polarização ideológica com a
tendência política da AIB e da ANL.
b) A partir de seus
estudos, analise a relação da ANL com a Intentona Comunista.
Resposta:
a) A Ação Integralista
Brasileira (AIB) era de tendência fascista a medida que a Aliança Nacional
Libertadora (ANL) era de tendência comunista.
b) Após um violento
discurso de Luis Carlos Prestes contra o governo constitucional de Getúlio
Vargas, a ANL foi levada a clandestinidade, sem condições de atuar no campo
eleitoral os lideres da ANL em grande parte membros do Partido Comunista
decidem organizar um levante armado contra o governo.
Questão
para o grupo Estado Novo
7. Getúlio Vargas
paira entre palavras e imagens. Em um dos quadros, sorridente, ladeado de
escolares também sorridentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado,
um menino empunha a bandeira nacional. Os textos são todos conclamativos e
supõem sempre uma voz a comandar o leitor infantil e a incitá-lo para a ação. A
mesma getulização dos textos escolares se faz presente na ampla literatura
encomendada pelo DIP [...].
(Alcir
Lenharo. Sacralização da política, 1986.)
Explique
o que o autor chama de “getulização dos textos escolares” e analise o papel do
DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945).
Resposta:
Desde
o governo de Getúlio Vargas se desenvolveu o rito de identificar o governante
como o responsável pelo desenvolvimento da nação. O personalismo, desde então,
foi extremamente acentuado e utilizado como elemento de alienação, daí a
alcunha de “pai dos pobres”, destacando a política trabalhista de Vargas. Fora
do âmbito das relações de trabalho, nos demais campos da vida social, essa
política também se desenvolveu, como destaca o texto, nos livros e cartilhas
escolares, fazendo do ensino oficial uma correia de transmissão dos valores do
Estado e de seu líder.
O DIP teve papel crucial no processo de formação cultural e ideológica da sociedade, pois foi responsável pela política de propagar os valores caros aos governantes e, ao mesmo tempo, de censurar os veículos de comunicação.
O DIP teve papel crucial no processo de formação cultural e ideológica da sociedade, pois foi responsável pela política de propagar os valores caros aos governantes e, ao mesmo tempo, de censurar os veículos de comunicação.
Canudos ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça arbitrária, da política etc”.
ResponderExcluir(COSTA, Nicola S. Canudos – Ordem e Progresso no Sertão. São Paulo, Moderna, 1990)
O movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em grande parte sem solução.
Cite e justifique dois motivos pelos quais o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e religiosas".