Queridos alunos,
Segue o gabarito de nossa avaliação do dia 24/09.
1. A charge a seguir (extraída Antonio
Pedro, A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, São Paulo, Editora Atual/Campinas, Editora
Unicamp (co-edição), 1986, p. 14) retrata de forma crítica a assinatura, em 23
de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.
a)
Identifique os personagens do desenho e os países que respectivamente
representam. (0,5)H11
Hitler e a Alemanha e Stálin e a Rússia
b)
Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial. (1) H11
Por trás desse acordo estavam as pretensões de ambos em relação ao leste europeu, que permitiu a partilha da Polônia e evitou momentaneamente uma luta em duas frentes. No entanto as potência ocidentais não aceitaram a intervenção da Alemanha Nazista na Polônia e declararam Guerra, era o início do conflito mundial.
c) A partir de 1941 as
forças nazistas romperam o pacto e iniciaram um devastador ataque a URSS,
indique o resultado final da batalha de Stalingrado e suas consequências para o
desfecho da II Guerra Mundial. (1) H15
2. Leia os textos a
seguir.
Se
a bomba fugir ao controle, se não aprendermos a conviver, para que a ciência
venha a trabalhar para nós e não contra nós, nosso futuro é certo. As cidades
dos homens irão desaparecer da face da terra.
(MORRISON,
Philip. Se a bomba fugir ao controle. 1946. In:
MARSTERS, Dexter; WAY, Katharine (Orgs.). Um
mundo ou nenhum:
um relatório ao público sobre o pleno significado da bomba atômica. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2008. p.37.)
É
de se esperar que conflitos de interesse entre as grandes potências venham a
surgir no futuro da mesma forma como surgiram no passado, e não existe no mundo
uma autoridade com o poder de adjudicar esses conflitos [...] As negociações
têm lugar à sombra do poderio militar que as grandes potências conseguem
reunir; [....]. enquanto esse estado de coisas vigorar, o perigo de guerra
estará presente. Contra esse cenário, a existência das bombas atômicas aumenta
ainda mais o risco de guerras virem a ocorrer. Se dois países – usemos como
exemplo os dois mais poderosos, os Estados Unidos e a Rússia – acumularem
grandes estoques de bombas atômicas, é provável que uma guerra venha a eclodir
mesmo que nenhum deles deseje lutar.
(SZILARD,
Leo. Seria possível evitar uma corrida armamentista por meio de um sistema de
inspeções? 1946. In: MARSTERS, Dexter; WAY, Katharine (Orgs.). Um mundo ou nenhum: um relatório ao público
sobre o pleno significado da bomba atômica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
p.181-182.)
a)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema, discorra sobre a chamada
“Guerra Fria” ocorrida após a Segunda Guerra Mundial. (1) H8
A “chamada Guerra Fria”. Esta questão
pode ser analisada sob diferentes óticas: uma delas, mais tradicional, na qual
se expõem as características do período: a divisão do mundo em áreas de
influência, comunista e capitalista, a corrida armamentista, a corrida espacial
e o terror nuclear. Estas questões, devem ser necessariamente tocadas; há
versões mais recentes que procuram “revisar” a ideia de “Guerra Fria” ou ao
menos relativizá-la, pois além de se considerar as nuances que, de certo modo,
contrariam aquela de um mundo em preto e branco (por exemplo nunca cessaram
relações comerciais entre EUA e URSS) também consideram-na uma perspectiva
etnocêntrica, pois considera apenas a ausência de “guerras quentes” entre os
países centrais, quando na periferia estas continuam a ocorrer inclusive sob a
influência das duas potências nucleares. Aqui o candidato pode optar por uma ou
outra visão, mas cuidando para manter a fundamentação e a coerência da
argumentação desenvolvida.
b)
A partir dos textos, analise as relações entre desenvolvimento científico,
tecnologia e poder no mundo contemporâneo. (1) H10
A resposta
pode ser articulada em torno da questão das relações entre revolução industrial
– desenvolvimento científico produzindo tecnologias. A distinção entre ciência
(conhecimento) e a tecnologia (produção de artefatos) é fundamental. No que
toca à questão do poder, a ascensão da burguesia como novo ator social no mundo
contemporâneo, mas também é fundamental destacar as transformações ocorridas no
equilíbrio de poder mundial a partir do desenvolvimento científico e técnico,
no caso em tela, e mesmo como, caso limite, o domínio do conhecimento sobre a
energia nuclear criou o mundo contemporâneo, diferente de tudo o que havia
antes.
3. Observe o mapa abaixo e responda
No ano de 1949 os EUA
estabeleceram uma série de acordos militares com os países da Europa Ocidental
em contrapartida a URSS assinou com os países do bloco comunista um acordo
semelhante.
a) Por qual nome ficaram
conhecidos esses acordos e em linhas gerais o que estabeleciam? (1) H15
b) Durante a Guerra-Fria
as duas superpotências criaram planos econômicos para a reconstrução da Europa,
cite o nome e as principais características de cada um. (1) H13
4. “Depois de tais acordos, o continente europeu passou por um processo de
divisão por zonas de influência política. Os soviéticos dominaram a região
oriental da Europa dando força política aos partidos políticos comunistas na
Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria Tchecoslováquia e Polônia. Na região da
Iugoslávia as frentes anti-nazistas, independentes do poderio soviético,
instalaram um governo comunista liderado pelo general Josip Broz Tito. A
parcela ocidental da Europa foi influenciada pelos Estados Unidos. Com exceção
de Portugal e Espanha, a região foi dominada por diversos governos
democrático-liberais. Ao Japão foi imposto o Tratado de São Francisco, que
declarou aos japoneses a perda de todos os territórios conquistados durante a
guerra. Com o avanço comunista no Extremo Oriente, os EUA resolveram financiar
a reestruturação da economia nipônica. Dessa maneira, foram dados os primeiros
passos da chamada Guerra Fria.”
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm,
acesso 18/9/2013
a) Como a rivalidade
entre americanos e soviéticos se refletiu na Europa no pós-guerra? (0,5) H10
Podemos citar a divisão do continente em duas áreas de influência ideológicas, uma ao Leste sob a influência comunista de Moscou e ao Oeste sob a influência dos Estados Unidos, separadas fisicamente pelo Muro de Berlim.
b) Explique a afirmação
“Nessa guerra, uma eficiente arma para destruir o bloco rival era a
propaganda”. (0,5) H13
5.
O destino da menina
que foi a cara de uma guerra
Ela
se transformou no símbolo da Guerra do Vietnã (1959-1975). Hoje, Phan Thi Kim
Phuc ainda carrega as marcas do bombardeio, mas se esforça para superar o
trauma. A bomba foi lançada sobre seu vilarejo, quando tinha 9 anos, por
soldados do Vietnã do Sul contra tropas norte-vietnamitas. A operação foi
coordenada por militares americanos.
No
regime comunista, Phan obteve a autorização para estudar medicina em Cuba, onde
conheceu seu marido. Na viagem de lua de mel, o avião fez uma escala no Canadá,
de onde o casal nunca mais saiu. Nos anos 1990, a vietnamita passou a atuar
como ativista de direitos humanos, tornou-se embaixadora da Unesco e criou uma
fundação. Até hoje, Phan se lembra dos comentários do então presidente
americano Richard Nixon, que duvidava da autenticidade da foto que correu o
mundo, na qual ela foge nua após o ataque com bomba de napalm.
(Adaptado de www.estadao.com.br, 13/12/2009)
A
Guerra do Vietnã, no sudeste asiático, foi um dos conflitos mais sangrentos do
século XX, estando diretamente relacionado às tensões do contexto
internacional, nas décadas de 1960 e 1970.
a)
Identifique um fator que caracteriza a Guerra do Vietnã como um conflito típico
da Guerra Fria. (0,5) H15
b)
Indique duas consequências desse conflito para esse país. (0,5) H10
6. Há sessenta anos, com a
proclamação da República Popular da China, nascia a maior nação comunista do
planeta. Durante esse período, o panorama mundial se transformou, e sucessivos
governos chineses promoveram campanhas e reformas que imprimiram ao país um
novo perfil.
Em 1949, a vitória
da Revolução levou Mao-Tsé-Tung à presidência da recém-proclamada República
Popular da China.
a) Analise o panorama
político mundial da época, explicando dois fatores que conduziram a população
chinesa à Revolução. (0,5) H12
b) A partir de seus
estudos caracterize a Revolução Cultural Chinesa. (1) H15
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