Para nossos estudos do 3º Trimestre devemos ter em mente o significado de alguns conceitos que são de grande importância para a assimilação dos conhecimentos e para a contextualização dos acontecimentos históricos.
Significado de Feudalismo
s.m. Sistema feudal, conjunto das leis e costumes que regeram a ordem política e social numa parte da Europa, do fim da época carolíngia ao fim da Idade Média; consistia, de um lado, na predominância de uma classe de guerreiros, e, de outro, nos laços de proteção de homem a homem, dissimulando o desaparecimento da autoridade pública.A formação do Estado Moderno europeu foi caracterizado por três elementos clássicos o político Absolutismo, o economico Mercantilismo e o social - Sociedade Estamental. De forma clara no Absolutismo a imagem do Rei se confunde com a do próprio Estado, sendo assim o monarca centralizava as decisões e controlava os principais setores da administração - exército, tribunais, cobrança de impostos, cunhagem de moedas e a produção das leis. O mercantilismo - fase do capitalismo comercial - é a maneira como as relações de comércio eram estabelecidas, a burguesia apoiava o rei que em troca garantia o monopólio e o protecionismo, fatores essenciais para a acumulação de metais. Para a época, a capacidade de se acumular o maior volume de metais estava associado a riqueza da nação. A sociedade estamental ou de ordens foi predominante na organização da Europa durante o feudalismo e o Estado Moderno, podemos entender que sua condição de vida (privilégios) estava associada ao seu status de nascimento, ou seja, uma vez nobre sempre nobre, uma vez servo sempre servo. No caso do clero, os altos cargos eram ocupados por membros da nobreza, vale lembrar que os títulos eram negociados, logo para se tornar um Bispo, um nobre não precisava estudar por anos as leis eclesiásticas.
Nosso tema de estudo para a aula do dia 22 de agosto será o Renascimento Cultural e Cientifíco, período que facina a humanidade devido a retomada dos valores da antiguidade clássica.
Contexto - O Renascimento está inserido em um período de retomada dos valores da antiguidade greco-romana, resultado do contato entre os povos europeus e os povos do Oriente durante as Cruzadas, fato que tornou possível o maior acesso ao conhecimento da cultura grega. Muitos dos textos dos filosofos e matemáticos da antiguidade se encontravam em bibliotecas de mosteiros de ordens religiosas e distantes de um público leitor. As cidades italianas tiveram um importante papel na difusão do conhecimento e na produção de obras de arte que aprimoraram o conceito do período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário