Com é de conhecimento de todos os brasileiros o dia 7 de setembro de 1822 é uma data histórica, para muitos a mais importante. O marco da independência política é por vezes confundida com a ideia de que os brasileiros passaram a decidir os rumos da nação. Devemos lembrar que em meio aos processos de emancipações políticas da América Latina, o Brasil passou por um processo singular, graças a chegada do corpo administrativo com a família real em 1808. Fato que promoveu a construção de uma estrutura administrativa eficaz.
A Grande Revolução Francesa foi parte das chamadas Revoluções Burguesas, um conjunto de acontecimentos que abalaram as estruturas do Antigo Regime e abriram caminho para a formação do mundo burguês.
Estamos iniciando nosso terceiro trimestre, com o objeto de construir o entendimento dos principais fatos que marcaram a transição entre o final do século XIX e início do XX. Os países capitalistas da Europa iniciaram uma disputa mundial por áreas caracterizando o Imperialismo e o neocolonialismo.
Para nossos estudos do 3º Trimestre devemos ter em mente o significado de alguns conceitos que são de grande importância para a assimilação dos conhecimentos e para a contextualização dos acontecimentos históricos.