terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gabarito 1º EM

Caros alunos,

Segue o gabarito da avaliação do dia 29/09

     1. “Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posição social tradicional (...). Por outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada (...).”

(ANDERSON, Perry, Linhagens do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17)

a) Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à fragmentação política característica do período feudal? Justifique.

Correção da Avaliação do 2º EM

Caros alunos,
segue a correção da avaliação do dia 29/09 


1. Em 1868, o Imperador japonês, Matsu-Hito, iniciou uma série de reformas que caracterizaram seu governo.
"Vimos de assumir a sucessão ao Trono Imperial, no momento em que o Império é submetido a uma reforma total. Reservamo-nos o direito de decidir, de modo supremo e exclusivo, os assuntos civis e militares. A dignidade e felicidade da nação reclamam a interferência de Nossa elevada função.(...)

domingo, 28 de setembro de 2014

gabarito da avaliação 9º ano

Caros alunos,
para a manutenção de nossos estudos, segue o gabarito da avaliação do cad. 5 e 6 


1. “Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorridos no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932 desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente nos campos de batalha forças rebeldes e forças legalistas.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O 11 de setembro de 2001.

Para aqueles que vivenciaram  a data do atentado ao Word Trade Center a Terceira Guerra Mundial estava começando. De fato o contra ataque dos EUA foi extremamente intervencionista. O primeiro alvo foi o Afeganistão que então era governado a mão de ferro por um grupo radical, o Talebã, (ou Taliban). Os bombardeios tiveram início em 7 de outubro de 2001, e marcaram o início da Guerra ao Terror. Declaradamente a ação tinha por objetivo capturar Osama Bin Laden e outros lideres da facção Al-Qaeda, um grupo considerado terrorista pela União Europeia, a Rússia e os EUA.
Sob a afirmação que o mundo corria um iminente perigo promovido pela "produção" de armas químicas no Iraque.  A ação militar estadunidense se estendeu para a região, onde colocou fim ao longo governo ditatorial de Sadam Hussein, a partir da invasão que começou em 20 de março de 2003.
A primeira década do novo século começava sobre a ameaça de um gigantesco conflito mundial, fato que não se concretizou, no entanto as ações  intervencionistas dos EUA se tornaram mais agressivas, respaldadas pelo 11 de setembro.

Assista as declarações do presidente Obama sobre a data de aniversário do atentado.

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/eua-lembram-os-13-anos-dos-atentados-de-11-de-setembro-de-2001/3623897/