segunda-feira, 5 de agosto de 2013

2º EM - Gabarito - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NACIONALISMO, TEORIAS SOCIALISTAS

Gabarito da prova



1. Observe este cartaz comemorativo da Comuna de Paris:

A partir da análise desse cartaz e considerando outros conhecimentos sobre o assunto:

a) Descreva o contexto histórico que motivou a revolta que deu origem à Comuna de Paris, em 1871. (1) H13
A Comuna de Paris foi uma insurreição operária de março a maio de 1871, quando o novo governo francês, liderado por Adolphe Thiers, subordinou-se às exigências de Bismark, após a vitória prussiana sobre a França. Se, para os alemães o momento representa a conclusão da unificação, para os franceses representou o fim da ditadura de Napoleão III e a perda de territórios.
b) Cite duas medidas adotadas pelo governo constituído pela Comuna de Paris. (1) H11
Influenciado por ideias socialistas, o governo da Comuna, instituído em março de 1871, adotou um conjunto de medidas que buscaram favorecer as massas trabalhadoras, destacando-se a abolição do trabalho noturno, a redução da jornada de trabalho, a concessão de pensão a viúvas e órfãos, a substituição dos antigos ministérios por comissões eletivas e a separação entre Igreja e Estado.
c) Explique como cada um dos dois elementos representados no cartaz – a mulher e os dois homens – se relacionam com o contexto da Comuna de Paris. (1) H14
A figura da mulher popular resgata a imagem tradicional de “Marienne”, associada à liberdade. É verdade que Marienne e a Revolução Francesa são símbolos do liberalismo burguês, enquanto que, na gravura acima, a mulher representa a liberdade, sob ponto de vista popular. Do lado esquerdo há a imagem de um trabalhador urbano e, do direito, de um trabalhador rural, reforçando o caráter popular e socialista do movimento. 


2. O cartaz abaixo parte de uma campanha sindical pela redução da jornada diária de trabalho, foi divulgado em 1919 pela União Interdepartamental da Confederação Geral dos Trabalhadores da Região do Sena, na França.
Tradução dos escritos do cartaz: “União dos Sindicatos de Trabalhadores do Sena”. “As 8 horas”. “Operário, a regra foi aprovada, mas apenas sua ação a fará ser aplicada”.

a) Identifique um elemento visual no cartaz que caracterize a principal reivindicação dos sindicatos e o explique.(1)H15

O relógio do cartaz marca oito horas, numa alusão à principal reivindicação dos trabalhadores franceses naquele momento: a jornada de trabalho de oito horas. Desde a primeira Revolução Industrial, quando a jornada de trabalho chegava a 15 horas diárias, os operários procuraram se organizar e reduzi-la, como forma de melhorar o padrão de vida.
b) Identifique e analise a visão de luta social que a cena principal do cartaz apresenta.(1) H15
A principal cena de luta social é identificada pelos dois grupos de operários puxando os ponteiros do relógio. Os dizeres do cartaz nos dão a ideia de seu significado: apenas com a aliança e organização dos trabalhadores a lei aprovada será efetivamente cumprida. 


3. “Os libertários – anarquistas e anarcossindicalistas – concentram sua atuação na vida educativa, feita através da propaganda escrita e oral – jornais, livros, folhetos, revistas, conferências, comícios, além de festas, piqueniques, peças teatrais –, no sentido de disseminar o ideal libertário de emancipação social (...)”


SFERRA, Giuseppina. Anarquismo e Anarcossindicalismo. São Paulo: Ática, 1987, p. 21.

Tomando como referência o fragmento de texto acima:

a) Indique duas ideias ligadas ao movimento anarquista na Europa do século XIX; (1) H4

a) Várias ideias podem ser associadas aos anarquistas na Europa do século XIX dentre elas a de que a educação deve ser um agente revolucionário e ter como objetivo destruir tudo que oprime e explora o ser humano. Outra ideia central do movimento anarquista é a da primazia do indivíduo sobre a sociedade, da qual decorre a noção de que o indivíduo é único e que possui, por sua natureza, direitos que não podem ser discutidos por nenhuma forma de organização social. O movimento também se posiciona contra o sistema de representação característico das democracias liberais, afirmando a ação direta do indivíduo na sociedade. As ideias anarquistas também contemplam a crítica a todas as formas de preconceitos morais e ideológicos, com isso pretendiam fazer do indivíduo um ser sem condicionamentos mentais, garantindo a sua total liberdade.
Desse modo, podemos sintetizar assim essas ideias: defesa de uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade, coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.

b) Analise a concepção de Estado defendida pelos anarquistas. (1) H22

b) Os anarquistas defendem que em lugar de se apoderarem do Estado, os trabalhadores devem lutar pela sua abolição radical e imediata. Da mesma forma, acreditam que deve ser abolido todo o tipo de autoridade política opressora da liberdade humana. Preconizam a autogestão. E também concordam com a organização dos indivíduos.
Essa organização deve levar em conta a ação consciente e voluntária de seus membros, promovendo a total igualdade de modo a limitar as formas tradicionais de domínio político. Os anarquistas defendem desde o século XIX a criação de sociedades mutualistas, cooperativas, associações de trabalhadores (sindicatos e confederações), escolas, colônias e experiências de autogestão.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

Sferra, Giuseppina. Anarquismo e Anarcossindicalismo. São Paulo, Ática, 1987.

Addor, Carlos. A insurreição anarquista no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Dois Pontos, 1986.

Anarquismo é uma filosofia política surgida no século XIX que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.
A consolidação dos seus ideais se baseia numa série de debates em torno da forma mais adequada para se alcançar e se manter uma sociedade anárquica. Eles perpassam a necessidade ou não da existência de uma moral anarquista, de uma plataforma organizacional, questões referentes ao determinismo da natureza humana, modelos educacionais e implicações técnicas, científicas, sociais e políticas da sociedade pós-revolução. 




4. Leia os trechos a seguir, extraídos do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, e responda ao que se pede.

"O operário moderno ao invés de ascender com o progresso da indústria, afunda-se cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe. (...) A burguesia produz, antes de mais nada, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. (...) O que caracteriza o comunismo não é a supressão da propriedade privada em si, mas a supressão da propriedade burguesa. (...) A propriedade burguesa moderna constitui a última e mais completa expressão do modo de produção e apropriação baseado em antagonismos de classe, na exploração de uma classe por outra."

(In Reis Filho, Daniel Aarão (Org.). "O Manifesto Comunista 150 anos depois". São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998, pp. 19, 20 e 21.)


a) A Igreja toma posição sobre as ideias socialistas por meio da Encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII. Mencione um posicionamento da Igreja que contradizia as ideias defendidas, pelo texto apresentado, por Karl Marx e Friedrich Engels. (1) H23


A preservação da propriedade privada e a recusa à ideia da luta de classes e a proposta da convivência harmoniosa entre as classes sociais.

b) Relacione o capitalismo industrial com o surgimento dos movimentos socialistas. (1) H25

O crescimento dos movimentos reivindicatórios que propõem a superação do capitalismo se relaciona com aspectos do capitalismo industrial relativos ao mundo do trabalho (a concentração de trabalhadores em centros urbanos vivendo em situação de miséria e trabalhando em condições degradantes etc.)



5. Escrito em 1880, o livro de Friederich Engels, Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, buscou discutir os limites do chamado Socialismo Utópico. Os filósofos do Socialismo Utópico acreditavam que a partir da compreensão e da boa vontade da burguesia se poderia transformar a sociedade capitalista, eliminando o individualismo, a competição, a propriedade individual e os lucros excessivos, todos responsáveis pela miséria dos trabalhadores. Como alternativa àquela corrente, Engels e Marx propunham o Socialismo Científico.



Com base nessa informação:

a) Caracterize a alternativa proposta por Engels e Marx - o Socialismo Científico - em relação ao papel dos trabalhadores na transformação da sociedade.(1) H4



Entre as opções o candidato poderá:

- responder que, para os socialistas científicos, somente os trabalhadores, através de sua organização e de uma ação revolucionária para tomar o poder, seriam capazes de transformar a sociedade capitalista, eliminando as desigualdades e a miséria;

- discutir a proposta do socialismo científico, destacando a luta entre os que detêm os meios de produção (a burguesia) e os que possuem apenas a força de trabalho (proletariado), ressaltando que - na ótica de Marx e Engels - os interesses das duas classes sociais são irreconciliáveis, daí a noção de luta de classes; - destacar que o socialismo científico ganhou força na segunda metade do século XIX, posto que veio a ser a base das conquistas pela melhoria das condições de trabalho e de salário do proletariado;

- ressaltar que o socialismo científico - como força política - modificou profundamente o estilo da vida pública, introduzindo novos métodos de análise da sociedade, constituindo-se como uma força de oposição ao status quo;

- enfatizar, ainda, que o socialismo científico preconizava o fim da exploração do homem pelo homem e a defesa da construção de uma sociedade sem classes, com o desaparecimento gradual do Estado.


b) Mencione uma proposta levada a efeito pelos socialistas utópicos. (1) h25Uma das seguintes respostas poderá ser dada:
- para Fourier, os socialistas deveriam fundar comunidades - modelo denominadas "falanstérios", nas quais todos os participantes experimentariam as várias formas de trabalho, evitando a inveja e a especialização do trabalho.

- para Louis Blanc, os socialistas deveriam reivindicar a criação de fábricas - cooperativas, em associação com o Estado.- para Robert Owen, os socialistas deveriam organizar associações de produtores, incluindo os proprietários e os trabalhadores, que dirigiriam as fábricas, tornando os meios de produção coletivos.
- para Saint-Simon, o socialismo viria da ação filantrópica dos capitalistas que, através da diminuição dos seus lucros, aumentariam os salários dos trabalhadores, chegando a uma sociedade de iguais. 


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