terça-feira, 2 de julho de 2013

A crise dos mísseis em Cuba

Ao observar essa publicação,pense que em outubro de 1962 o mundo quase foi aniquilado por uma guerra nuclear. Logo dificilmente você estaria observando o vídeo publicado ou lendo esse nosso pequeno resumo.
A vitória da Revolução Cubana foi um golpe certeiro no queixo da nação líder do capitalismo e, para piorar a situação, as tentativas de infiltração estadunidenses foram um fracasso e  um grupo de militares treinados e financiados pela CIA foram derrotados ao tentar invadir a  Baía dos Porcos em abril de 1961, no litoral sul cubano.
A crise dos mísseis deve ser entendida como mais um dos palcos da Guerra-Fria, mas devemos nos atentar à situação de tensão que envolve  esse fato, que para a maioria dos analistas quase que deu ....guerra nuclear.
A tentativa de invasão da Baía dos Porcos provocou  a reação imediata dos líderes da URSS, afinal Cuba era uma valiosa aliada, bem embaixo das barbas do Tio Sam. Observe a carta de Nikita Kruschev  




"Moscovo, 18 de abril de 1961, 14h00" (06h00 em Washington)

"Senhor Presidente, estou enviando-lhe esta carta numa hora de alarme, assustado com o perigo da paz em todo o mundo. Uma agressão armada teve início contra Cuba. Não é segredo para ninguém que os bandos armados invadindo aquele país foram treinados, equipados e armados nos Estados Unidos da América. Os aviões que estão bombardeando as cidades cubanas pertencem aos Estados Unidos da América, as bombas que estão lançando foram fornecidas pelo governo americano."
"Tudo isso desperta aqui na União Soviética um compreensível sentimento de indignação por parte do governo soviético e do povo soviético."
"Suas declarações, feitas há poucos dias atrás, de que os EUA não participariam de atividades militares contra Cuba criaram a impressão que os principais líderes dos Estados Unidos estavam levando em consideração as consequências para a paz geral e para os próprios EUA que uma agressão contra Cuba poderia representar. Como pode o que está sendo feito pelos Estados Unidos ser compreendido, quando um ataque contra Cuba agora se tornou um fato ?"
"Ainda não é tarde demais para evitar o irreparável. O Governo dos EUA ainda tem a possibilidade de não deixar a chama da guerra, iniciada pelas intervenções em Cuba, se tornar uma conflagração incomparável. Sr. Presidente, dirijo-me a V. Exciª um urgente apelo para que ponha um fim à agressão contra a República de Cuba. Os armamentos militares e a situação política mundial hoje em dia é tal que qualquer uma das assim chamadas "pequenas guerras" pode deflagrar uma reação em cadeia em todas as partes do mundo."
"No que concerne à União Soviética não deve haver engano sobre nossa posição: Nós forneceremos ao povo cubano e a seu governo todo o apoio necessário para repelir o ataque armado a Cuba (...)
"(...)Espero que o governo dos EUA vá considerar nossas posições, ditadas pela única preocupação de não permitir passos que possam conduzir o mundo a uma catástrofe militar."
(Ass.) "Nikita Kruschev" 6
in:http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Ba%C3%ADa_dos_Porcos
Instalar mísseis nucleares em Cuba significava para Kruschev aumentar seu poder de barganha no plano da diplomacia da Guerra-Fria e de certa forma equilibrava as ameaças, uma vez que os EUA haviam instalado misseis com as mesmas características na Turquia.
Frente a ameaça de perder seu precioso aliado, os soviéticos tramaram um articuloso plano de armamento e defesa da ilha, só que os EUA estavam atentos as ameaças que as armas soviéticas em Cuba significavam. A operação "ANADIR", alusão a uma fria cidade da Sibéria, teria início ainda em 1962 e levaria a mobilização de um contingente de 40 mil soldados do exército vermelho mais técnicos e colaboradores do PCUS junto com a organização de uma grande frota naval em direção ao Caribe.
Como moscas, os aviões estadunidenses sobrevoavam os navios soviéticos, sem nada concluir, mas temendo o inevitável,  havia bem mais do que ajuda humanitária naqueles navios. As ações dos soviéticos em Cuba foram monitoradas por aviões espiões U-2 que detectaram a presença de objetos compatíveis com os misseis balísticos SS-4, o clima de tensão estava armado.
Assista ao documentário com atenção para posterior debate.


    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário