A II Guerra Mundial foi um batalha disputada em várias frentes envolvendo diversos países. Na Ásia, os desejos imperialistas dos EUA e do Japão promoveram a eclosão do conflito armado entre as duas nações, no entanto, devemos nos lembrar que a região foi palco de intensos confrontos diplomáticos entre as nações europeias no final do século XIX, período no qual o Japão passava pela Era Meiji e os EUA se consolidavam como grande nação capitalista.
O senso comum condena a nação nipônica pelo início do conflito em dezembro de 1942, no entanto, a primeira versão do filme PEARL HARBOR, apresenta uma visão defendida por alguns historiadores americanos.O Japão teria mandado um ultimato frente as últimas sanções econômicas dos EUA e o sistema de comunicação americano teria "falhado" no repasse da mensagem.
Como assim sanções ?
Pois bem! mortais alunos, a história nos livros didáticos nos dá as dicas mas não conta todo o enredo.
O expansionismo japonês começou bem antes de 1942. Com as transformações tecnológicas e industriais promovidas pela ERA MEIJI, ou luzes, a nação do Sol nascente deu início a uma fase de anexação de territórios no continente asiático, devemos nos lembrar do conflito entre o Império Russo e o Império Japonês entre 1904-1905 e a ações expansionistas do Império japonês em direção a China Imperial entre 1894-1895 contra a República chinesa em 1931 e depois em 1937.
Em contrapartida os EUA não haviam investido milhões de dólares para ocupar a Costa Oeste sem um claro objetivo expansionista, a própria construção da estrada de ferro ligando os extremos da nação, a conquista das pequenas Ilhas do Pacifico e a própria ação energética contra o Império do Japão liderada pelo Almirante Matthew Calbraith Perry em 31 de março de 1854, exigindo a abertura dos Portos japoneses ao comércio por via do Tratado de Kanagawa, nos apresenta o empenho dos estadunidenses em ampliar suas áreas de influência.
Podemos concluir que a Batalha do Pacífico teve em seu palco de Guerra duas nações com interesses imperialistas, os EUA e o Japão, no entanto, não devemos perder de vista a importância da Austrália e de sua aliada e antiga metrópole Inglaterra.
sites
sobre a Guerra russo-nipônica;
http://www.infoescola.com/historia/guerra-russo-japonesa/
http://www.militarypower.com.br/frame4-warRJ.htm;
Sobre a expansão japonesa e a Guerra sino-japonesa;
http://www.osamurai.xpg.com.br/guerras.htm
http://naruto-pt-blog.blogspot.com.br/2010/03/historia-do-japao-o-imperialismo.html
Sobre a Batalha do Pacífico;
http://historica.com.br/hoje-na-historia/a-batalha-do-mar-de-coral;
http://www.naval.com.br/blog/2011/05/07/69-anos-da-batalha-do-mar-de-coral/#axzz2Xv9z3QPp
Vídeo
http://youtu.be/4bhCOMFjXOw
Não deixem de assistir ao documentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário