segunda-feira, 19 de agosto de 2013

2º EM - Gabarito

RESPOSTA 


1. No trecho, podem-se identificar as bases do darwinismo social, segundo a qual na luta pela vida só sobreviveriam as raças e nações “mais capazes”. Essa concepção, combinada à ideia de que o europeu teria uma missão civilizadora, servia de justificativa moral para o neocolonialismo. 

2. 
a) Revolta dos Boxers.

b) As Guerras do Ópio, Tratados (Nanquim e Pequim) foram lentamente obtendo portos e áreas de influência.

3. 
a) Revolução Meigi ou era das luzes. 

b) Acabar com o poder dos shoguns.

c) O Japão sai do seu medievalismo e introduz-se na era industrial.

4. 
a) Motores a explosão e energia elétrica. 

b) Formação de conglomerados financeiros (trustes, cartéis e holdings).

5. 
A necessidade de deslocar capital excedente; a busca de novos mercados consumidores; a busca de novas fontes de matéria prima; a necessidade de escoar o excedente populacional; a expansão do capitalismo pelo planeta; e a dominação de outros povos em nome da religião e/ou da superioridade racial.

6. O imperialismo implica em um processo de dominação completa e complexa, promovida por grandes potências econômicas sobre regiões africanas e asiáticas. A “perspectiva de lucro” demonstra o principal interesse econômico das potências que expandiam a industrialização, no sentido de explorar recursos minerais e promover investimentos nas áreas dominadas. Ao mesmo tempo, os países imperialistas promoveram a dominação militar, usando a força para desestruturar as economias naturais e as formas tradicionais de organização social, além de se utilizarem das religiões cristãs para impor novos valores éticos e morais. Segundo o líder da independência do Quênia, Jomo Kenyatta, “Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a bíblia, depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a bíblia e eles as terras”.



7. 
a) A Doutrina propunha a união das nações do continente americano sob a liderança dos Estados Unidos, como forma de evitar as tentativas de recolonização europeia sobre a América Latina. 

b) No início do século XX, Theodore Roosevelt reinterpretou a Doutrina Monroe com o objetivo de realizar intervenções militares na América Latina sempre que os interesses comerciais norte-americanos fossem prejudicados. Um exemplo desse caso foi a secessão do Panamá do território colombiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário