sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Oba!!!! Cinema Nacional

No dia 12 de novembro os cinemas da rede Cinemark estaram exibindo o 13º Projeta Brasil, filmes nacionais por R$ 3,00, vale a pena. 

Mostra Internacional de Cinema

Vale como uma importante dica para este o fim de semana (20 e 21/10) e para a próxima semana a  36ª  Mostra Internacional de Cinema, acompanhem os filmes e o horários das exibições pelo site: www.mostra.org

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Rei do Baião - Dicas de Cinema

A vida do "Rei do Baião" , Luiz Gonzaga e de seu filho Gonzaguinha, um dos grandes nomes da MPB brasileira, é contada no filme: Gonzaga de Pai para Filho, com direção de Breno Silveira, que estreia no circuito nacional no dia 26 de novembro.

Tropicalismo - Dicas de Cinema

Maravilhosa produção sobre o movimento musical conhecido como  "Tropicalismo", não deixem de assistir uma vez que estaremos enriquecendo nosso conhecimento sobre a cultura brasileira, segue a sinopse do filme e um site para apreciação do trailer.

Eric Hobsbawm

Morte de Eric Hobsbawm é uma notícia triste para qualquer pessoa que aprecia história


A contribuição de Eric Hobsbawm para a compreensão da formação da sociedade capitalista entre os séculos XIX e XX foi essencial na formação de muitos pesquisadores do campo das Ciências Humanas. No ano de 1933, Hobsbawm, chegou a Inglaterra, na mesma década estudou em Cambridge, período em que comandou a celula local do Partido Comunista e participou de movimentos antifascistas. Lecionou no Birkbeck College e intergrou o Grupo dos Historiadores do Partido Comunista (CPHG). No Brasil sua obra foi apreciada a partir da publicação do quarteto de livros "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "A Era dos Extremos".

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mensalão

O país acompanha o julgamento do "mensalão", mas quantas pessoas sabem o que ocorreu?
Em maio de 2005, chegou as bancas a revista VEJA, edição 1905.Na página 54, a matéria "O homem-chave do PTB" denunciava um suposto esquema de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Documentário sobre Carlos Marighella

Nos anos de chumbo da ditadura brasileira ele chegou a ser considerado o inimigo público número 1. Carlos Marighella morreu numa emboscada do delegado Sérgio Paranhos Fleury no dia 4 de novembro de 1969, na Alameda Casa Branca, em São Paulo. Fim do homem, não da lenda. Enquanto durasse a resistência armada ao regime, o nome de Marighella seria lembrado como exemplo a seguir. Passada a ditadura, permanece como ícone.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reportagem sobre os 20 anos de impeachment

Reportagem sobre os 20 anos de impeachment - IG , Ultimo Segundo
















Durante o período de campanhas eleitorais é comum que as pessoas procurem debater mais a questão política, no entanto, nem sempre levam em consideração a posição política de seu candidato, seu histórico pessoal e sua ação política parte importante para se definir o seu perfil. Nas eleições presidenciais de 1989, a primeira direta para presidente após os anos da ditadura militar, Fernando Collor de Melo se apresentou como o candidato dos descamisados e logo decolou nas pesquisas para intenção de voto. As eleições foram marcadas por ríspidas disputas e debates. O apoio dos meios de comunicação foram essenciais para a vitória de Fernando Collor.