quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

35 anos de Revolução Islâmica

     O mundo foi sacudido, por um importante acontecimento político, entre o final do ano de 1978 e início do ano de 1979, quando um movimento revolucionário islâmico, determinou o fim do governo do   Mohammad Reza Pahlevi. No dia 11 de fevereiro de 1979, assumia o poder no Irão aiatolá Ruhollah Komeini, a Revolução Islâmica havia vencido.
     A moda ocidental, os cinemas, músicas e os princípios de uma sociedade consumista foram subjugados e a Lei religiosa passou a controlar a estrutura social, econômica e política da nação. A reportagem da TV Globo de 1979 deixa bem clara as turbulências que as mudanças estavam provocando.          
https://www.youtube.com/watch?v=yZp4wg297L8
     Temendo a expansão do ideais revolucionários o então líder político do Iraque  Sadam Hussen passou a hostilizar  o regime de Teerã. A Guerra Irã - Iraque durou 8 anos e ceifou um grande número de vidas. Com o final do conflito o Irã passou a elaborar um ambicioso programa para a obtenção de energia nuclear. Os governos ocidentais impuseram uma série de sansões ao regime, por temer o fortalecimento político do país na região. A reportagem abaixo faz uma contextualização dos acontecimentos e reflete sobre o futuro político da tensa região.     








Nenhum comentário:

Postar um comentário