domingo, 25 de maio de 2014

Orientação de Estudo 3º EM

Atenção para os temas que serão abordados na avaliação.


Data da realização
Tema(s)
Data do instrumento corrigido
Valor do instrumento
Nota
obtida
04/06
üA II Guerra Mundial;
üA Guerra Fria;
üOs Governos Populistas no Brasil;

11/06
10,0



Não se esqueçam dos Seminários - "A História da Riqueza dos Homens". Módulo 13 capítulos 1  e 2; Módulo 22 capítulos 3 e 4 e Módulo 23 capítulo 1.
Estudem e não deixem de fazer as tarefas.




Orientação de estudos 1º EM

Atenção alunos, segue a matéria da avaliação;

Data da realização
Tema(s)
Data do instrumento corrigido
Valor do instrumento
Nota
obtida
02/06
  • Roma;
  • A Invasões Bárbaras;
  • O Reino dos Francos.
09/06
10,0


Módulo 3 capítulo 3 e 4 e Módulo 4 capítulo 1.
Organizem seus estudos e elaborem questões para a aula.









Orientação de Estudo 2º EM

Para nossa avaliação temos os seguinte temas;
Data da realização
Tema(s)
Data do instrumento corrigido
Valor do instrumento
Nota
obtida
02/06
ü A Europa pós- Napoleão;
ü As Independências das nações Latino – Americanas;
ü As Revoluções Liberais de 1830 e 1848;
ü As Unificações da Itália e da Alemanha;

09/06
10,0


Módulo 8 capítulos 2, 3 e 4 e Módulo 9 capítulos 1,2 e 3.
Estude com dedicação, elabore suas dúvidas para o trabalho em sala.





Orientações e Atividades para a Avaliação 9º ano

E aí meus QUERIDOS!


Data da realização
Tema(s)
Data do instrumento corrigido
Valor do instrumento
Nota
obtida
03/06
ü A I Guerra Mundial;
ü A Crise de 1929;
ü Revolução Russa; 
ü  O Fascismo;
ü  O Nazismo;     
ü  II Guerra Mundial.
10/06
10,0


O quadro acima reorganiza nossos temas para a avaliação. No seu módulo o Caderno 2;  Unidade 3 Capítulos 1 e 2; Unidade 4 Capítulos 1, 2 e 3.
A avaliação trata da sequência histórica do início do século XX. Partimos da eclosão da I Guerra Mundial, seu desenvolvimento e suas principais consequências.
O primeiro fato relacionado ao fim da I Guerra Mundial é a Revolução Bolchevique no Império Russo, lembre-se de ter em mente sua leitura da obra a Revolução dos Bichos. A I Guerra Mundial desestabilizou o Império Russo causando uma grande crise econômica. A violenta repressão do Czar as reivindicações populares gerou condições para o fortalecimento de manifestações contra o sistema de governo. Os Bolcheviques se autoproclamaram representantes do povo e coordenaram as ações políticas contra o governo monárquico e depois contra o governo burguês. Em outubro a Revolução triunfou.    
A crise econômica do capitalismo em 1929 é o segundo tema a ser tratado, é bem fácil. Devemos abordar os estudos relacionando os parágrafos a seguir. A prosperidade econômica graças as grandes exportações dos EUA no pós - Guerra, a prosperidade da industria, não se esqueça da desigualdade na distribuição de renda. A recuperação da industria europeia, a queda no consumo, devido aos baixos salários, com a quebra da bolsa de valores. A intervenção estatal com o fim o Liberalismo econômico ao New Deal.
A Crise econômica e social da Europa e a ameça do comunismo, abriu o caminho para o fortalecimento de doutrinas de extrema direita. A Itália foi a primeira nação a adotar o fascismo em 1922. Procure identificar as principais características dessa forma de governo. Com a quebra da Bolsa de Valores dos EUA em 1929, a burguesia alemã voltou a sentir o perigo do comunismo de perto, como havia acontecido em 1919. É nessa condição política e social que o nazismo ganha força e toma o poder em 1934.
A II Guerra Mundial é uma consequência dos acontecimentos citados, sem dúvida a proposta política nazista contribuiu muito para a eclosão do conflito.
Estudem, organizem suas ideias e formulem perguntas para o esclarecimento das dúvidas.  
                    
 



Cem Anos da I Guerra Mundial ou a Guerra das Guerras

 As rivalidades entre as nações europeias intensificaram-se no decorrer do século XIX. O desenvolvimento de novas tecnologias, a Segunda Revolução Industrial e a crise econômica de superprodução de 1870,   desencadearam uma corrida por territórios ricos em matéria-prima, mão de obra barata e com um promissor mercado consumidor. As novas colônias (Neocolonialismo), atendiam aos interesses das crescentes industrias europeias. Para garantir sua influência econômica as nações europeias interferiam na formação dos governos locais ( Imperialismo). No entanto o equilíbrio geo-político do velho continente foi abalado a partir de 1870, com as unificações da Itália e da Alemanha, este último com uma industrialização bem avançada e sedenta por novos mercados. Os continentes asiático e africano eram disputados palmo a palmo. Com a intenção de estabelecer os limites de influência de cada nação europeia sobre a África ocorreu o Conferência de Berlim entre 1884-1885.
As constantes disputas territoriais promoveram a corrida armamentista e a política de aliança entre as nações, logo duas correntes dominaram o cenário europeu. De um lado a Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Italiano) do outro a Tríplice Entente (Império Russo, Império Britânico e a França).

                               

 As rivalidades;

França x Alemanha- Os franceses queriam recuperar a Alsácia-Lorena, perdida em 1870 para os alemães na Guerra Franco - Prussiana.
Inglaterra x Alemanha- A concorrência comercial e industrial entre as duas potências se traduzia em intensa rivalidade naval.
Alemanha x Rússia - A rota Constantinopla-Mediterrâneo do imperialismo russo cruzava com a rota Berlim-Constantinopla-Bagdá do imperialismo alemão.
Rússia x Áustria - O pan-eslavismo russo apoiava as pretensões de independência dos povos eslavos dominados pelo Império Austro-Húngaro na península dos Bálcãs.
      O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914,por um estudante bósnio partidário da Sérvia desencadeou uma série de acusações que levaram a Guerra.A Guerra das Guerras, deveria ter sido o último grande conflito devido ao grau de desenvolvimento tecnológico das nações e o grande número de mortos e feridos. Para melhor entendimento do período o conflito foi dividido em três etapas;
Primeira fase (1914-1915)
        Essa fase foi marcada pela imensa movimentação dos exércitos beligerantes. Ocorreu uma rápida ofensiva das forças alemãs, e várias batalhas foram travadas, principalmente em território francês, para deter esse avanço.
 Segunda fase (1915-1917)
        A imensa movimentação de tropas da primeira fase foi substituída por uma guerra de posições, travada nas trincheiras. Cada um dos lados procurava garantir seus domínios, evitando a penetração das forças inimigas. Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortíferos, com a utilização de novas armas: metralhadoras, lança-chamas e projéteis explosivos. Mas a grande novidade em termos de recursos militares foi a utilização do avião e do submarino.
Terceira fase (1917-1918)
        Desde o início da guerra, os Estados Unidos mantinham uma posição de "neutralidade”.    
        Em janeiro de 1917, os alemães declararam uma guerra submarina total, avisando que abateriam todos os navios mercantes que transportassem mercadorias para seus inimigos na Europa.
       Pressionado pelos poderosos banqueiros americanos, cujo capital investido na França e na Inglaterra achava-se ameaçado o Governo dos Estados Unidos declarou guerra à Alemanha e ao Império Austro-Húngaro em 6 de abril de 1917.
         Com a ajuda material dos Estados Unidos, ingleses e franceses passaram a ter uma superioridade numérica brutal em armas e equipamentos sobre as forças inimigas. A partir de julho de 1918, ingleses franceses e americanos organizaram uma grande ofensiva contra seus oponentes. Sucessivamente, a Bulgária, a Turquia e o Império Austro-Húngaro depuseram armas e abandonaram a luta. A Alemanha ficou sozinha.
       Dentro da Alemanha, agravava-se a situação política. Sentindo a iminência da derrota militar, as forças políticas de oposição provocaram a abdicação do imperador Guilherme II. Imediatamente, foi proclamada a República alemã, com sede a cidade de Weimar, liderada pelo partido social-democrata.

Assista ao documentário, para aperfeiçoar seus conhecimentos. 


       
       
        



                              

terça-feira, 20 de maio de 2014

Qual o problema do 13 de maio de 1888?

Ainda me lembro que quando criança na escola, a data era simbolo da luta pela liberdade de um povo que, injustamente foi condenado a escravidão por quatro séculos. O tempo passa e a consciência, virtude daqueles que buscam as informações se torna mais clara. As críticas dos brasileiros descendentes de nações africanas a data específica intensificaram-se no fim da Ditadura Militar. A data em nada auxiliou a inserção social dos ex-escravos e uma profunda divida, com moratória decretada para quase um século após o 13 de maio de 1888  foi estabelecida.
Prestem atenção a letra da música "Dona Isabel "  

Código Penal da Republica dos Estados Unidos Do Brasil
Decreto numero 847
De 11 de outubro de 1890
Fazer nas ruas e praças públicas,
Exercícios de agilidade e destreza corporal
Conhecido pela denominação "Capoeiragem"
Andar em correrias com armas e instrumentos,
Capazes de produzir lesão corporal,
Provocando Tumulto ou desordem,
Ameaçando pessoas certas ou incertas
Ou incutindo temor de algum mal.
Pena: De Prisão celular de 2 à 6 meses.
É Considerável circunstancia agravante,
Pertencer o capoeira a algum bando ou maúrea
Aos chefes ou cabeças
Se em porá pena em dobro
Iêêêêêê
Dona Isabel que história é essa
Dona Isabel que história é essa
de ter feito abolição
De ser princesa boazinha que libertou a escravidão
To cansado de conversa,
to cansado de ilusão
Abolição se fez com sangue que inundava este país
Que o negro transformou em luta,
Cansado de ser infeliz
Abolição se fez bem antes e ainda há por se fazer agora
Com a verdade da favela,
E não com a mentira da escola
Dona Isabel chegou a hora
De se acabar com essa maldade
De se ensinar aos nossos filhos,
O quanto custa a liberdade
Viva Zumbi nosso rei negro,
Que fez-se herói lá em Palmares
Viva a cultura desse povo,
A liberdade verdadeira
Que já corria nos Quilombos,
E já jogava capoeira
Iêêê viva Zumbi...
Iêê Viva Zumbi Camará
Iêêê Rei de Palmares
Iêê Rei de Palmares Camará
Iêê Libertador
Iêê Libertador Camará
Iêêê Viva Meu Mestre
Iêê Viva Meu Mestre Camará
Iêêê quem me ensinou
Iêê quem me ensinou camará
Iêêê a Capoeira
Iêê a Capoeira Camará
                                                                                                   Mestre de Capoeira Tony Vargas         
Para quem quer ouvir:
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi consolidado como data de luta por direitos sociais e políticos dos brasileiros descendentes de escravos e negros. Historicamente  é o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso quilombo. A letra da música e um olhar crítico a nossa sociedade nos leva a entender que o problema não é o 13 de maio de 1888, mas sim as injustiças que continuaram existindo, excluindo dos direitos básicos uma grande parcela de cidadãos brasileiros.  

Mestre Toni Vargas - Dona Isabel (+playlist)